CAMINHOS DA VIDA, tem como objetivo registrar alguns dos artigos escritos por AIDA LUZ — militante do Racionalismo Cristão, Filial Seixal, Portugal — que com sua perspicácia, disciplina, determinação e, principalmente, sua sensibilidade aflorada tem sabido utilizar-se da pena para escrever artigos com valorosos ensinamentos, incentivando e elevando todos aqueles que buscam o crescimento espiritual.

CERTA VEZ LUÍS RENDALL AGRACIOU NOSSO LAR COM A SUA VISITA

"Certa vez Luís Rendall agraciou nosso lar com a sua visita, aquando da passagem de um dos aniversários de meu marido Antão Luz. Naquele inesquecível dia, ouvimos, embevecidos, os sons harmoniosos de sua maravilhosa e sempre lembrada música.

Luís Rendall, viveu entre 28 de fevereiro de 1898 e desencarnou em 4 de dezembro de 1986, aos 88 anos. Nasceu na Ilha de São Vicente, Cabo Verde, em vida física, além de trabalhar como funcionário público, foi um exímio e inesquecível mestre do violão.


Se vivo hoje, em 28 de fevereiro de 2014, estaria completando seu 116º. aniversário de seu nascimento. E nesta data não poderia deixar de relembra-lo com esta pequena crônica."

UM NOVO FAROL BRILHA NO HORIZONTE

Todos choram, todos reclamam, todos lamentam a perda que Cabo Verde acaba de sofrer.

Em mim, porém, nasce a interrogação:

- Será de chorar?

- Será de reclamar?

- Será de lamentar o desaparecimento físico desse que nos fez vibrar, rir de encanto, chorar de emoção ao ouvi-lo dedilhar seu violão?

Creio que nada disso traduzirá o muito que se fará sentir em nossas almas.

Se nos associarmos à sua lembrança e pensarmos que aquele que foi outrora faroleiro se transformou ele próprio em farol, o choro dará lugar à nostalgia da saudade, não nos deixará reclamar a sua partida, pois ela tem que ser certa para que da noite nasça o dia, e, com ele um novo sol desponte mais brilhante e mais quente.

Tu, Luís, deixaste de “existir”, mas tua estrela despontou e hoje não tens nome. Hoje és vida, és calor, és luz. És uma estrela entre tantas que nos iluminam, nos inspiram, e, dela estou certa algo há-de nascer.


Não há que lamentar, mas sim recordar com saudades e tentar imitar tua devoção.

Feliz de ti que partiste deixando saudosa lembrança!

Teus dedos dedilharam a antecipada vitória, a música por ti criada ficou para nós como bálsamo para nossas dores.

Música que nos embala, nos lembra um mundo melhor, nos faz, enfim, esquecer as agruras da vida.

Parabéns a Ti que de faroleiro em farol te tornaste!
Aqui fica meu sincero voto:

“QUE NA ESTRADA CRIADA PELA PROJEÇÃO DE TUA LUZ OUTROS CAMINHOS SE ABRAM RUMO A NOVAS VITÓRIAS”

Por Aida Almeida Lopes da Luz.

Luis Rendall no ensaio para as gravações de "Guitar e Mi"

 

Fogo di Mar - Homenagem a Luís Rendall - Miluzinha

 

Fogo di mar - Homenagem a Luís Rendall - Perã

 
Fonte:
YouTube