CAMINHOS DA VIDA, tem como objetivo registrar alguns dos artigos escritos por AIDA LUZ — militante do Racionalismo Cristão, Filial Seixal, Portugal — que com sua perspicácia, disciplina, determinação e, principalmente, sua sensibilidade aflorada tem sabido utilizar-se da pena para escrever artigos com valorosos ensinamentos, incentivando e elevando todos aqueles que buscam o crescimento espiritual.

Tributo e testemunho a Maria Cottas - Por Aida Luz

Mulher que ao mundo Terra chegaste e soubeste ser filha devotada, preocupada com os próprios pais, e, em tornares-te a ti própria uma mulher com “M” maiúsculo.
A criança que em ti se desenvolveu, soube tornar-se na moça forte no querer e nas acções, mas nunca deixando a sua sensibilidade feminina para trás.
Rico manancial de sabedoria, soubeste deixar aos filhos e a nós outros, exemplos de valor e coragem a serem por todos seguidos.
Irradiando pensamentos de valor e coragem, acompanhaste teu extremoso pai na implantação da doutrina Racionalista Cristã e teu amado marido na sua consolidação.

Amaste e soubeste ser amada tendo por lema a verdade, a virtude, a nobreza de caráter, a honestidade, o comedimento de atitudes, entre outros grandes e necessários atributos.


Com teus vastos escritos nos deixaste um grande legado de sabedoria, de exemplos de valor, válidos em todas as épocas.
Ousemos ler-te e procurar compreender-te para te prestarmos nosso tributo na continuação de tua obra.
Tenhamos sempre em mente tuas sábias lições. Honremos nossas profissões, sem contudo esquecermos que acima de tudo somos mulheres.
Todas nós temos o grandioso dever de saber ser filhas, esposas, amantes e especialmente mães, pois essa é nossa mais nobre missão.
As crianças que dermos ao mundo terão a responsabilidade de o modificar para melhor, mais justo, e, onde reine a paz entre os homens.
Sejamos então tuas fiéis seguidoras, dedicando-te, através de nossas atitudes, nossa eterna gratidão, nosso mais “sublime amor”.
Aida Almeida Lopes da Luz


Testemunho

"Quando comecei a desenvolver a minha faculdade mediúnica, com todos os meus receios de não conseguir desempenhar bem o meu trabalho, mas com a minha maior boa vontade, me inspirei na nossa querida “MARIAZINHA”, diminutivo que era dado pelos amigos e companheiros Racionalistas Cristãos, quando esse grande espírito, hoje no Astral Superior, ainda se encontrava encarnado neste mundo depurador.
Suas vibrações espirituais me envolviam sempre que a ela elevava meu pensamento, irradiando ou não.
Pouco a pouco fui vencendo etapas, sempre com seu apoio espiritual, sanando dúvidas, caminhando em frente sem vacilações.
Assim, recebia conhecimento e força, para enfrentar as lutas diárias que, no começo do desenvolvimento, é normal acontecer.
Se Nosso Grande Mestre António Cottas me indicou os primeiros passos a dar no caminho da Militância, mostrando-me que deveria desenvolver minhas capacidades, aquela que foi sua Amada Esposa e Grande Companheira de Doutrina, foi minha “Professora”, minha amiga, meu espelho, para seguir o caminho da evolução, aproveitando as capacidades que estavam, indelevelmente, gravadas na minha alma e já as havia trazido de encarnações pretéritas.
A esses dois Grandes Espíritos, devo a maior parte do que fiz e do que ainda contínuo fazendo, devagarinho, mas com carinho e cuidado redobrado, já que minhas possibilidades, agora, não são as mesmas de outrora".