CAMINHOS DA VIDA, tem como objetivo registrar alguns dos artigos escritos por AIDA LUZ — militante do Racionalismo Cristão, Filial Seixal, Portugal — que com sua perspicácia, disciplina, determinação e, principalmente, sua sensibilidade aflorada tem sabido utilizar-se da pena para escrever artigos com valorosos ensinamentos, incentivando e elevando todos aqueles que buscam o crescimento espiritual.

MOMENTOS QUE NOS TRANSPORTAM EM VIAGENS, CURTAS OU LONGAS, MAS SEMPRE DIFERENTES

O amanhecer nem sempre é da mesma forma.
O entardecer nem sempre nos chega da mesma maneira.
Porém, o dia vai passando, ora mais rápido, ora mais vagaroso, ora traduzindo vivacidade e alegria, ora apenas uma melancolia que, sem ser de tristeza, parece pôr-nos em frente a um quadro isento de colorido, de expressão.
.
É assim que em certos momentos sentimos uma alegria contagiante, noutros sentimos uma nostalgia que nos invade, por vezes até parecendo que a chama que nos impulsiona, se torna mais fraca, tornando-nos mais carentes, com falta de algo que não sabemos definir mas nos torna vulneráveis ao cansaço, à dor, à tristeza, à solidão.
.
Se entretanto pensarmos bem, a solidão não é real, já que nunca estamos sós. Através de nossos pensamentos temos sempre constante companhia, que poderá ser de óptima qualidade se eles forem de valor e elevados.
.
Num determinado dia, tudo foi decorrendo na normalidade. Amanheceu suavemente, o dia foi passando sem pressas, digamos até que, demasiadamente devagar para o habitual.
Chegaram as 19:30 horas. Como de costume fui-me abstraindo do que se passava à minha volta.
.
Estava em casa, "sozinha", mas com a companhia constante do Astral Superior.
Dão as vinte horas, o ambiente está sereno, sinto as vibrações que cortam o espaço e em sintonia com elas irradio, recolhida em meu escritório, já que a saúde não me permite deslocar à Casa Racionalista Cristã da qual faço parte.
.
Algo, porém, se passa que não sei definir. Ao irradiar, uma enorme vontade de chorar a plenos pulmões! Contenho-me! Não podemos perder o auto controle!
Lágrimas, porém, caem rosto abaixo. Sabendo claramente não se tratar de ninguém que se encontre desencarnando, tenho a certeza absoluta de que algo de grave se está passando no seio de uma Casa Racionalista Cristã.
.
A melancolia, a tristeza, se abate sobre mim e tenho que ser forte para resistir. Porém, a sensação persiste por muito tempo ainda e meu estado nostálgico, de perda sentida de trabalho irrealizado, talvez até começado mas inacabado, é constante.
.
Pergunto-me: Que terá acontecido, que nada posso fazer para remediar?
A sensação do querer e não poder! A impotência perante a incapacidade de resolução que não podemos efectivar, já que a falha não foi por nós cometida, ou mesmo face à impossibilidade de compartilhar com outros a solução adequada.
.
Violação de uma lei? Descaso no sentimento do dever a cumprir?
Insatisfação, incerteza, tristeza, impotência, sentimentos que se atropelam e me deixam como que fraca, sem saber por que.
.
Um dia, um exemplo, não para esquecer, mas sim para relembrar, em muitos momentos de reflexão, quando buscamos o entendimento do porquê de um tal acontecimento.
.
Desse relembrar, desse analisar constante, sai como que uma lição!
A certeza de que não somos sozinhos, fazemos parte de um Todo, e, como tal, temos a responsabilidade de não sermos alheios ao que acontece, cabendo-nos o dever de, tanto quanto possível, procurarmos ser disciplinados o bastante para cumprir com nossas obrigações, podendo evitar situações análogas e tornar mais frutífero um trabalho que não deve ser considerado pertença de cada um de nós, mas sim de todo um núcleo – "A FAMÍLIA RACIONALISTA CRISTÃ".
.
MOMENTOS QUE NOS TRANSPORTAM EM VIAGENS, CURTAS OU LONGAS, MAS SEMPRE DIFERENTES
Aida Almeida Lopes da Luz
Artigo publicado no endereço:
http://racionalismo-cristao.org.br/gazeta/diversos/momentos.html