CAMINHOS DA VIDA, tem como objetivo registrar alguns dos artigos escritos por AIDA LUZ — militante do Racionalismo Cristão, Filial Seixal, Portugal — que com sua perspicácia, disciplina, determinação e, principalmente, sua sensibilidade aflorada tem sabido utilizar-se da pena para escrever artigos com valorosos ensinamentos, incentivando e elevando todos aqueles que buscam o crescimento espiritual.

ROTA DA FELICIDADE

A vida de hoje, na turbulência do dia-a-dia, nos faz confrontar a todos os momentos com situações muitas vezes até inesperadas, que nos obrigam a pensar e a tomar decisões que deveriam ser bem ponderadas, mas às quais não se presta a atenção que seria desejável. Efetivamente, o homem, embora dotado de raciocínio, pondera normalmente muito pouco, preocupando-se apenas com o dia atual, esquecendo-se dos exemplos que adquiriu ao longo de sua vida, com saltos e tropeços, com ganhos e perdas, com vitórias e fracassos..
A época que atravessamos, principalmente a partir da década de 50 do século XX, trouxe-nos grande revolução na maior parte das áreas, e, principalmente, no tocante às áreas de medicina e novas tecnologias.
.Na medicina, podemos contar com equipamentos mais sofisticados, que nos permitem proceder a exames específicos, facultando-nos o acesso a tratamentos antes impensados, com uma enorme gama de medicamentos e de novas vacinas que nos ajudam a prolongar nossa existência física..
Através das novas tecnologias, e, pela palavra escrita e falada, temos hoje a possibilidade de comunicar ao instante com todo o mundo. Principalmente as comunicações via Internet permitiram-nos encurtar distâncias e levar a tradução de nossos pensamentos até aos mais longínquos lugares.
.Mas, o homem, ainda insiste em manter a sua ignorância da "vida fora da matéria", ao invés de aproveitar o desenvolvimento havido para seu benefício, examinando sua própria consciência e procurando mudar sua conduta para um melhor aproveitamento da sua encarnação, resolve dar simplesmente as costas.
.
Olha para o seu irmão em essência, interrogando-se da razão de estar melhor de saúde ou de finanças do que ele próprio, e, resolve atribuir tais diferenças a um Deus imaginável ou ao destino, sem sequer reparar que não há lógica nenhuma para acreditar num Deus tão bom para uns e tão mau para outros. Onde estaria seu senso de justiça?
.Cabe a todo "ser humano" tomar consciência de que para além daquele corpo material que tomba e se torna putrefato, ele tem um espírito que é eterno e que os valores que adquirir, com ele permanecerão eternamente. Pode até estagnar na evolução, dando mau uso ao seu livre arbítrio mas, jamais retrocederá, pois o que é do espírito com ele fica.
.Ser felizes, todos o querem ser, mas muitas vezes são imprudentes, e, a felicidade tão desejada, escapa-se-lhes, como se costuma dizer, "entre os dedos". Para tudo é preciso lutar, e, uma luta para ser levada a bom termo, tem que ser feita com o pensamento elevado..
Não vale a pena ficar pensando no que não conseguiram no passado, mas sim olharem para o presente, com vontade férrea de vencer, e, sempre com a esperança voltada para o dia de amanhã, com plena consciência que enquanto estiverem neste mundo escola, terão felicidade sim, mas apenas relativa. Assim procedendo, haverão de sentir o gosto doce da felicidade, por vencer, dia após dia, num caminhar constante rumo à felicidade completa, que só será alcançada quando já não necessitarem de encarnar mais..
Felizes daqueles que cumprem suas missões à risca e sabem servir de pólos de atração às Forças Superiores. Esses, quando chegarem ao fim da viagem, haverão de sentir a alegria da vitória por terem sabido percorrer com esmero a "ROTA DA FELICIDADE", e, então poderão dizer: VALEU A PENA fazer de cada dia "O DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA.”

.
ROTA DA FELICIDADE
Aida Almeida Lopes da Luz