CAMINHOS DA VIDA, tem como objetivo registrar alguns dos artigos escritos por AIDA LUZ — militante do Racionalismo Cristão, Filial Seixal, Portugal — que com sua perspicácia, disciplina, determinação e, principalmente, sua sensibilidade aflorada tem sabido utilizar-se da pena para escrever artigos com valorosos ensinamentos, incentivando e elevando todos aqueles que buscam o crescimento espiritual.

A FORÇA DO EXEMPLO, UM DIÁLOGO COM A JUVENTUDE

Ao chegarmos ao fim de mais um século e sendo este o último do milénio é evidente que muito há que contar, pois as experiências foram somadas e desta soma muito de positivo se fez sentir.

Contudo, muito mais há que fazer e, no início desta nova era, nova etapa se aproxima. Ela será de lutas e só conseguirá sair vencedor quem tiver a força necessária para transpor os obstáculos que se nos vão deparar.
Temos que tomar consciência do que somos como Força e Matéria, do que podemos esperar, do que realmente desejamos, e, do que poderemos conseguir.

Milagres não existem e é mediante nosso esforço, nosso pensamento positivo, sempre virado para o cumprimento do dever que iremos buscar forças para nos revitalizarmos e seguirmos em frente sem soçobrar, sem desânimos, rumo ao progresso.

Na Força do exemplo buscarão os novos seres, aqueles que nos seguirão, o rumo a trilhar. Teremos que ser para eles o espelho, a bússola norteadora que lhes mostrará o caminho a seguir.

Aos pais, aos educadores, nosso apelo veemente para que sejam responsáveis e conversem com nossos jovens sobre tudo que se impõe, conforme o momento adequado. Sem tabus, com respeito, amor, carinho e senso de responsabilidade vamos dar-lhes tudo que eles precisarem saber. Educação, civismo, amor ao próximo, sexualidade responsável, respeito pelos outros, quer sejam novos ou idosos.

É numa vida saudável a todos os níveis que o ser encanado se pode desenvolver e traçar novos rumos quer seja para a sua evolução ou para o desabrochar da humanidade, o despertar de um mundo novo, mais humano, sem guerra, onde reine a compreensão e a justiça entre os povos.

É assim que poderemos tornar real a célebre frase:
“Paz aos homens de boa vontade”
Há que lutar, lutar sempre com denodo, honra, justiça, e, principalmente com muito carinho, isento de vaidade, de querer sobressair. Na modéstia está a virtude, está meia vitória alcançada.

Vamos ao trabalho, que ele se impõe, para concretizarmos nossos ideais, para termos a satisfação do dever cumprido, na formação de um “Mundo Novo”.
Nada acaba, nada termina, nada desaparece, a matéria se transforma e a força evolui.
É A LEI DA EVOLUÇÃO.

.
A FORÇA DO EXEMPLO, UM DIALOGO COM A JUVENTUDE
Aida Almeida Lopes da Luz