CAMINHOS DA VIDA, tem como objetivo registrar alguns dos artigos escritos por AIDA LUZ — militante do Racionalismo Cristão, Filial Seixal, Portugal — que com sua perspicácia, disciplina, determinação e, principalmente, sua sensibilidade aflorada tem sabido utilizar-se da pena para escrever artigos com valorosos ensinamentos, incentivando e elevando todos aqueles que buscam o crescimento espiritual.

NÃO SUBSTIMEMOS OS CHAMADOS “DEFICIENTES”

Se não puder alterar os fatos, diante de doença grave e incurável ou quando portador de defeito físico, esforçar-me-ei o mais possível para suportar os males e tirar da situação o melhor proveito, não me deixando alquebrar nem permanecer de mau humor. JAMAIS desempenharei o papel de "coitadinho" ou de mártir face às doenças e ao sofrimento, pois sei que tudo é transitório; procurarei suportar as situações dolorosas e penosas, lutando com determinação para suplantá-las. (Pensamentos para bem viver, Caruso Samel, p. 43. Na versão Internet estes pensamentos estão na página 14.)
.
Gestação
.
No silêncio e no calor do ventre materno, encontra o feto condições que lhe permitirão desenvolver, gradualmente, seu pequenino corpo, que será acompanhado pelo espírito que se ligará, através de cordões fluídicos, órgão por órgão, dando-lhe toda a assistência durante a gestação, até completar a sua evolução, altura em que estará pronto a vir ao mundo. Daí, deve a grávida ter o cuidado de permanecer, o menor tempo possível, em locais barulhentos que, sabemos hoje, causam mal estar ao feto em desenvolvimento.
 
E, assim, o pequenino corpo cresce, ganha forma, desenvolve seus membros de acordo com suas necessidades vitais. Fora, lado a lado do corpo da mãe, ali está o espírito daquele corpinho, irradiando-o, cuidando detalhadamente da sua formação de acordo com a sua opção espiritual.
 
Quando ainda em seu mundo de estágio, diante do quadro fluídico de suas ações referentes a encarnações anteriores, este espírito fez cuidadosamente suas escolhas, determinando as necessidades para uma nova encarnação.
 
Desta forma, o espírito reveste-se de coragem e com sua opção feita, está pronto a vir continuar sua evolução, o que efetivamente acontece, a partir do exato momento em que a criança chora pela primeira vez, demonstrando estar encarnada.
.
Família
.
Todo pai, toda mãe, querem o melhor para seus filhos! Porém, quando um filho se desenvolve mais lentamente que os outros, demonstrando ter alguma limitação ou apresentando alguma anormalidade chamada por muitos de "deficiência", é natural que, à primeira vista, os pais se recusem a aceitar tal situação. Muitos até negam, outros ignoram tais dificuldades, tentando fazer vista grossa ao problema em questão.
 
Ignorando completamente que esta dificuldade vem da escolha do próprio espírito, antes mesmo da construção de seu corpo físico que nada mais é que o seu próprio invólucro, durante a passagem por este mundo a fim de evoluir espiritualmente, resgatando débitos de encarnações anteriores.
 
É natural ouvir de pais e familiares de portadores de limitações, diante da falta de conhecimento espiritual, que Deus os escolheu para terem tais filhos, mas a pura verdade é que foram os próprios filhos que os escolheram como seus pais.
Todos os pais sempre desejam seus filhos perfeitos, saudáveis, fortes, robustos.
É muito natural que os pais se sirvam dos filhos para tentarem provar sua integridade e potência e quando acontece o contrário sentem-se frustrados e abalados.
 
Quando a aurora desta vida se ilumina com um nascimento, milhares são as bocas que proferem as mesmas perguntas:
- É perfeito?
- É normal?
- Então, isso é que importa.
Na realidade não! Não é isso que importa, em absoluto!
E o Racionalismo Cristão aí está para nos ensinar e nos esclarecer que realmente o que importa é o espírito que está encarnado, naquele corpo físico, fazendo sua evolução!
.
Esclarecendo-se espiritualmente
.
Eis porque se torna imperiosa a necessidade dos pais serem conhecedores de sua composição astral e física. Terem consciência de que o corpo humano é constituído por Força e Matéria, assim como todo o Universo.
 
Se até agora tem havido uma falta de esclarecimento quase total, chegou a hora de deixarem o desconhecimento espiritual para trás, achando que o estudo é bom para os outros, por vezes até com a consciência de que deveriam saber mais, mas deixando-se andar à deriva, para desfrutarem, enquanto jovens, dos prazeres da vida.
 
Não há nada mais triste do que os chamados cegos propositais. Quantas vezes, ainda antes de constituir família, o par apaixonado fica esperando um filho, sem ter construído os alicerces necessários à sua própria união quanto mais ao nascimento de uma criança, que ocorre duma forma quase inconsciente.
 
Se o novo ser trouxer uma má formação, não sabem enfrentar a realidade e, na maioria dos casos, a gestante ainda se agarra à esperança de conseguir encontrar uma solução para a cura do fruto de seu ventre, mas o homem, sem conhecimento espiritual, afasta-se um pouco, quando não definitivamente, daquela que serviu de mãe para seu filho, mas, face à realidade evidente, foge à sua responsabilidade, quando deveria partilhar com sua companheira a alegria pelo nascimento, considerando que o fato de ter um defeito físico não é razão para o bebê ser menos amado. Pelo contrário, essa criança tem mais necessidade de amor para conseguir vencer seu receio, para se sentir com os mesmos direitos de outra criança.
 
Como seria diferente se os pais fossem esclarecidos espiritualmente. O núcleo familiar de base precisa ser um suporte forte, com ideias realistas, sempre voltadas ao bem estar familiar e não pode haver uma família bem constituída capaz de ultrapassar todas as intempéries, que sempre aparecem, se não encararem com verdade suas necessidades e conhecerem suas possibilidades e suas limitações.
 
A doutrina racionalista cristã, através de seus princípios, está ao alcance de qualquer pessoa, para lhe ensinar como viver e conviver com todos esses problemas, e, aqueles que a seguem, estão aptos a seguir em frente e, pouco a pouco, corrigirem erros, fazendo face a esses sofrimentos, minimizando-os e acreditando que vivendo uma vida digna, com trabalho e sempre com o pensamento positivo, procurando crescer sempre, embora devagarinho, mas com segurança, estarão prontos a ultrapassar essas situações.
 
Aconselhamos a esses pais que façam seu exame de consciência. Que ao encararem seus filhos que nasceram diminuídos, não lhes mostrem tristeza, não deixem passar insegurança, vergonha, revolta. Eles necessitam da compreensão do vosso olhar, que através dele consigam ter esperança para vencer seus defeitos, se possível, através da medicina, que hoje já não se equipara à de outrora. Porém, se os recursos da medicina não forem suficientes, que lhes dêem cobertura para se tornarem independentes pelas suas próprias qualidades.
 
Se adquirirdes os conhecimentos que vos são prodigalizados pelo Racionalismo Cristão, chegareis à conclusão que vossos filhos vos escolheram em função do amor. E, no silêncio expressivo e cercado de olhares críticos e penalizantes, a criança cresce como que implorando:
Olhem para mim, me aceitem como eu sou! Compreendam que sou um espírito em evolução como vocês!
 
Nenhum ser humano gosta de ser tratado com indiferença, por ser diferente dos demais. Afinal todos somos iguais, somos partículas do TODO, estamos aqui para evoluir, todos somos irmãos em essência.
 
No dia em que a humanidade for esclarecida pelos ensinamentos racionalistas cristãos, a palavra DEFICIENTES deixará de ter força.
.
O fim do preconceito
.
Por conta do preconceito que em vez de desaparecer tende a crescer cada vez mais, neste mundo Terra, por pura falta de esclarecimento espiritual, são muitas as pessoas que escondem seus próprios filhos ou entes queridos, portadores de limitações físicas e/ou mentais, para poupar da dor e do sofrimento, tanto o portador como, muitas vezes, a si próprio.
 
A palavra deficiente parece que foi a eleita, pela maioria dos seres humanos, como a mais correta, para identificar todos que nascem ou adquirem, após o nascimento, qualquer dificuldade, qualquer insuficiência.
 
Porém, aqueles que lidam diretamente com essas partículas encarnadas, nossos irmãos em essência e o fazem, responsavelmente, e com amor à profissão, como professores, médicos, terapeutas e outros profissionais, os definem como "especiais" ou "diferentes".
 
O famoso "coitadinho" não existe no vocabulário da criatura esclarecida espiritualmente.
 
Essas palavras não foram criadas para denominar pessoas com limitações, pois todo o portador de limitações tem sua eficiência, tem sua capacidade aflorada, para algo que só precisa ser descoberto e explorado. Todos somos, apenas, espíritos que encarnam neste mundo-escola para cumprirem sua etapa evolutiva, independentemente da limitação e da capacidade física de cada um.
 
Se todos tivessem reais conhecimentos sobre os dois constituintes "Força e Matéria" e estudassem as verdades explanadas dentro de uma casa racionalista cristã, tornar-se-ía mais fácil abolir, de vez, a palavra DEFICIENTE e a força que ela tem para enfraquecer, ainda mais, as pessoas que convivem com tais situações.
 
É preciso mostrar e provar a toda a sociedade que a maioria dos portadores de algum tipo de limitação não são incapazes de fazer coisas que outras pessoas podem fazer. Tais criaturas jamais devem ser consideradas deficientes, na verdadeira acessão da palavra, pois, na realidade, não são incapazes! Por vezes, acontece que, para efetuar um trabalho, levam mais tempo do que levaria sendo feito por uma pessoa que não tivesse limitações. Por outro lado, não é raro encontrar trabalhos mais perfeitos quando executados por pessoas com limitações, dado que, vivendo "num mundo aparte", se dedicam, por inteiro, a fazer seu trabalho e com o carinho que nele põem a perfeição é mais vincada.
 
Não podemos deixar de nos referir aos portadores de síndroma de Down. Essas criaturinhas maravilhosas que nos olham com imenso carinho, que não vêem maldade em nada e se entregam com boa vontade e interesse a tudo o que fazem. Claro que há exceções, mas isso não é regra geral e muitas vezes isso acontece por não terem tido quem as ajudasse a se situar e se inserir na sociedade.
 
Também queremos chamar a vossa atenção para aqueles artistas que, não tendo mãos, às vezes nem braços nem mãos, fazem diversos trabalhos de arte, como por exemplo, desenho e pintura.
 
Quanto nos emocionamos ao ver esses artistas segurando o pincel ou o lápis com a boca ou os pés, traçando e pintando desenhos magníficos. Quanta sensibilidade e destreza!!!
 
Portanto, toda e qualquer criatura tem seu poder de atuação e pode e deve contribuir com a sociedade, mostrando o que ela é capaz de fazer, pois, com certeza, deixará exemplos a serem seguidos por muitas gerações.
 
Deficientes não existem, o que existe é a falta de esclarecimento espiritual para compreender a vida na sua expressão maior, para poder entender as leis espirituais.
.
NÃO SUBSTIMEMOS OS CHAMADOS “DEFICIENTES”
Aida Almeida Lopes da Luz e Eliane Ramos
Titulo publicado no endereço:
Let us not underestimate the so called "disabled"
Eliane Ramos and Aida Luz
If I can not change the facts in face of serious and incurable illness or of someone with a physical defect, I will endeavor myself to withstand the evils of this situation and take the best advantage of it, not letting me stay broken or even in a bad mood. I will never play the role of "a little poor guy" or martyr of myself against disease and suffering, because I know that everything is transitory: I will try to bear painful and arduous struggle with determination to supplant them. ("Thoughts to live well", by Caruso Samel, p. 43.)
Pregnancy
In the silence and warmth of the womb, the fetus finds conditions that will allow it to develop gradually its tiny body. During pregnancy the fetus is assisted by the spirit, which will link itself through fluidic strands, organ by organ, giving to it all the support in order to complete its growing, when the body is ready to come into the world. Hence, pregnant women should take care to stay the shortest time possible in noisy places that we now know to cause discomfort to the developing fetus.

And so the tiny body grows, takes shape, it develops its members according to their vital needs. Outside and alongside the mother's body, there is the spirit of that little body, irradiating it, taking care in detail of its shaping according to its spiritual choice. While still in his world of stage, before the fluid framework of its actions regarding previous incarnations, this spirit made its choices carefully, determining the needs for a new incarnation.

Thus, the spirit feels up of courage and once made his choice, it is ready to come and continue its evolution, what actually happens, from the very moment when the child cries the first time, and then it is incarnated.
Family
Every father, every mother wants the best for their children! But, when a child develops more slowly than the others, demonstrating that he has some limitation or presents some abnormality called by many "disability", it is natural that at first glance, the parents refuse to accept such condition. Many even deny it, others ignore such difficulties, trying to turn a blind eye to the problem.

The child completely ignores that this "disability" comes from the choice made by his own spirit, before the generation of his physical body; and that this is nothing more than his own vehicle while passing through this world in order to evolve spiritually, by recovering debts from previous incarnations.

It is natural to hear from parents and relatives of people bearing disabilities, due to lack of spiritual knowledge, that God chose them to have such children, but the plain truth is that they were who have chosen them as their parents.

All parents want their children always perfect, healthy, strong and robust.

It is very natural that parents serve their children to try to prove his integrity and power and when it happens otherwise they feel frustrated and shaken.

When the dawn of life is illuminated with a birth, thousands are mouths uttering the same questions:

-Is it perfect?
-Is this normal?
-So, is that what matters?

In reality, the answer is no! That is not what matters at all!

And Christian Rationalism is there to teach us and enlighten us that what really matters is the spirit which is embodied in that physical body, making its evolution!
Clarifying Spiritually
This is why it becomes imperative for the parents to know about their astral and physical composition; to understand that the creature is composed of Matter and Force, as well as the entire Universe

If until now there has been an almost total lack of spiritual knowledge, it came the time to leave behind the spiritual ignorance, thinking that the study is good for others, sometimes even with the awareness that they ought to know better, but leaving them to walk adrift, to enjoy while young life's pleasures.

There is nothing sadder than the so-called blind purposeful. How often, even before a family is formed, the loving couple is expecting a child without having built the foundations necessary for their own marriage and much less they are prepared to accept a child at birth, which occurs in a manner almost unconscious .

There are cases in which the new-born brings a mal-formation body and his parents does not know how to face this reality; and even so, the mother still hopes of finding a solution to cure the fruit of her womb. When a man without spiritual knowledge deviates a bit or permanently of the woman that served as a mother to his child, it becomes evident reality that he evades his responsibility. A man ought to share the joy with his wife at the moment of the birth of a child, since the fact of the little body having a physical defect is no reason for the baby to be less loved. Rather, this child has more need of love in order to win his fear and still feeling the same rights to another child.

How different it would be if the parents were spiritually enlightened! The basic nuclear family must be a strong support, with realistic ideas, always directed to the family welfare. A well established family can overcome all the bad tempests that always appear if their members do actually face each other and meet their needs, and know their possibilities and limitations.

Through the principles of Christian Rationalism doctrine it is possible for anyone to learn how to live well and support all these problems. Those who follow mentioned principles are ready to move on, and little by little, correct their errors by facing up their sufferings and minimizing them. They will also have a strong belief for a decent life, always facing work with positive thinking, always looking to grow, albeit slowly, under safe rules, and they will be ready to overcome bad situations.

We advise those parents to look into their conscience. They should envisage that their children were born mal-formed, showing to them no grief, insecurity, shame or anger. They need the understanding of your eyes to grasp hope in order to overcome their defects, if possible, through medical care, which now is not so precarious as before.. However, if the resources of medicine are not sufficient, give them support to get independence for their own qualities.

If you acquire the teachings that are lavished by Christian Rationalism, you will conclude that your children have chosen to incarnate in your family on the basis of love. Otherwise, the silence and surrounded by impressive critical and punitive looks, the child grows as if he is begging:

- Look at me and accept me as I am! Do understand that I am an evolving spirit like you!

No human being likes to be treated with indifference, because he is different from others. After all, we are all equal, we are particles of EVERYTHING, we are here to evolve, and we are all brothers in essence.

When mankind will become enlightened by Christian Rationalism teachings, the word DISABLED will cease to have force.
The end of prejudice
Due to the prejudice that is continuously growing in the Earth, instead of lessening, and because spiritual enlightment is lacking, many people hide their children or loved ones. This is true for parents of children carrying mental and/or physical limitations. They act like that to avoid pain and suffering for their children and themselves.

The word "disabled" seems to be the right one chosen by the majority of human beings as the most accurate to identify all those who are born or acquired after birth, any difficulty or any insufficiency.

But, those who deal directly with these incarnated particles, our brothers in essence and treat them responsibly and with professional love, like teachers, doctors, therapists and other professionals, such creatures are defined as "special" or "different."

The famous "poor little guy" does not exist in the vocabulary of spiritually enlightened creature.
This word was not created to describe people with limitations, as any carrier of limitations has his efficiency has his capacity and has special touch for something that just needs to be discovered and exploited. We are all just spirits that embody this world-school to fulfill our evolutionary stage, regardless of physical ability and limitations of each one.

If everyone had actual knowledge of the two constituents of the human beings - "Force and Matter" and studied the truths explained in a rationalist Christian House, it would become easier to abolish, for once, the word DISABLED and the strength that it has to weaken further more people living under such situations.

We must show and prove to the whole society that the majority of people with any type of limitation are not incapable of doing things that other people can do. Such creatures should never be considered DISABLED in the true sense of the word, because in reality, they are not incapable. Sometimes, it happens that, for them to perform a job, it takes more time than would be done by a person who had no limitations. In the other hand, it is not uncommon to find more perfect tasks when run by people with limitations, since in fact of living "in a world apart," they are entirely devoted to do their work with care and great perfection.

We can not fail to refer to people with Down's syndrome. These wonderful little creatures that look at us with immense affection, who see no evil in anything indulge with a willingness and interest to everything they do. There are exceptions, but this is not a general rule and many times this happens for those who have had no help to situate and integrate himself into society.

We also want to draw your attention to those artists who, having no hands, sometimes no arms or hands, make several works of art, such as drawing and painting.

How much are we moved to see these artists holding their brush or pencil with the mouth or the feet, drawing and painting beautiful drawings! How much sensitivity and skill they have!

For us, deficient is he who can not change his own life, accepting the impositions of other people or society in which they live. Deficient is everyone who sees the creature physically limited, a being who is there to increase the population without right to enjoy the same benefits of the one who is considered "normal".

Therefore, any and every creature has its power and performance can and should contribute to society, showing what she can do, because surely no longer role models for many generations.

Disabled do not exist, what exists is a lack of spiritual enlightenment to understand life in its fullest expression, in order to understand the spiritual laws.
NOTES• The version to English of this article was made by Caruso Samel, who writes in English as a second language.
http://www.christian-rationalism.org/disabled.html

• Version in Portuguese:
http://racionalismo-cristao.org.br/gazeta/diversos/nao-substimemos.html