CAMINHOS DA VIDA, tem como objetivo registrar alguns dos artigos escritos por AIDA LUZ — militante do Racionalismo Cristão, Filial Seixal, Portugal — que com sua perspicácia, disciplina, determinação e, principalmente, sua sensibilidade aflorada tem sabido utilizar-se da pena para escrever artigos com valorosos ensinamentos, incentivando e elevando todos aqueles que buscam o crescimento espiritual.

LIVRO ─ PILAR DE SUSTENTABILIDADE

Nos princípios racionalistas cristãos consolidam-se conceitos e orientações de comportamento íntegro para as pessoas que o queiram seguir. O conhecimento da vida real é um processo contínuo de estudo. Por isso, o Racionalismo Cristão faz um apelo eloquente e constante ao estudo e ao raciocínio, no sentido de que a humanidade compreenda a necessidade imperiosa de se entregar a perseverante esforço, para se tornar cada vez melhor.  Livro RACIONALISMO CRISTÃO, 44ª edição, p. 14.

Para que possamos usufruir de um vasto e equilibrado conhecimento, temos a necessidade de construir, mesmo que a duras provas, diversos pilares que nos suportem solidamente, em todo o nosso percurso, para que o mesmo possa ser caminhado com segurança e rapidez, com vista a permanecermos neste degredo depurador que é o Mundo Terra, onde nos encontramos e muitas vezes se nos mostra inóspito, devido aos grandes fracassos que vão acontecendo entre seus habitantes, na maioria completamente desprevenidos, devido ao desconhecimento espiritual. 

Se considerarmos que o "LIVRO" é um dos principais pilares para o edifício do conhecimento, cremos não estar errando, pois é através dele que estudamos, e, quando alunos aplicados e ávidos de saber, tiramos com minúcia e destreza as lições de que precisamos.

Ele, "Livro", não fala em alta voz, não anda com passos próprios, mas quem o tem na sua bagagem e o usa quando necessário, muitas vezes querendo dar resposta a alguma intuição recebida, absorve dele, mediante leituras atentas, refletindo no que lê, toda a informação necessária ao conhecimento, a esse "pilar" que acima nos referimos.

Assim, consideremos:

• Livro = Pilar para o Edifício do Conhecimento;
• Leitura atenta e refletiva = Informação recolhida;
• Informação recolhida = Matéria-prima para a construção do pilar que sustentará o Edifício do Conhecimento.

Portanto, se do "Livro" extraímos o que necessitamos, para obtermos o conhecimento, é este último que nos dá acesso ao "Campo da Espiritualidade".

A espiritualidade, por sua vez, quanto mais desenvolvida for, mais rapidamente nos dá acesso a uma classe evolutiva superior.

Assim sendo, nosso objetivo principal é deixar, para a posteridade, livros compilados, onde se possa tomar consciência e analisar seriamente o que os pioneiros, de uma casa racionalista cristã, tiveram que fazer para cumprirem suas missões, assumidas em seu mundo próprio antes de voltarem a encarnar.

Esperamos ter sido um pouquinho úteis, fazendo-vos refletir naquilo que acabamos de escrever.

Livro - Pilar de sustentabilidade
Por Aida Almeida Lopes da Luz
Fonte:
http://www.racionalismo-cristao.org/gazeta/diversos/pilar-de-sustentabilidade.html