CAMINHOS DA VIDA, tem como objetivo registrar alguns dos artigos escritos por AIDA LUZ — militante do Racionalismo Cristão, Filial Seixal, Portugal — que com sua perspicácia, disciplina, determinação e, principalmente, sua sensibilidade aflorada tem sabido utilizar-se da pena para escrever artigos com valorosos ensinamentos, incentivando e elevando todos aqueles que buscam o crescimento espiritual.

MENTE SÃ, CORPO SÃO

"Elevem os pensamentos às Forças Superiores quando se sentirem fraquejar, na certeza de que elas não lhes faltarão com seus eflúvios. O pensamento é tudo; a força do pensamento tem um poder imenso e por isso se diz, na Terra, que ela é capaz de remover montanhas”
por Carlos Chagas

.
Como a Força não se destrói, não se aniquila, existe e persiste, vem da natureza em marcha para o eterno, está em busca do seu progresso e a depurar-se em múltiplas re-encarnações, o espírito não envelhece nunca, o que envelhece é o corpo.
.
O espírito encarna para reparar suas falhas e débitos, em luta constante com a adversidade, até atingir conhecimentos sobre a espiritualidade, onde passará a mundos mais adiantados para chegar à perfeição, ou seja, ser luz puríssima.
.
Força na "mente" ou Mental, incita, anima e controla os pensamentos e as atitudes. Nessas "ações" para o bem, está a "causa" que promove a evolução e o progresso, onde residem a paz e o saber. Enfim, é o espírito que sente a vida na sua plenitude, através da faculdade da mediunidade e suas diversas modalidades, intuitiva, auditiva, olfativa, clarividência, incorporação, telepatia, transporte, psicografia e vidência.
.
De sublinhar que o espírito, como força que é, tem a percepção exata dos sentidos, tais como: a audição, o paladar, o tato, a visão e o olfato, gerando ritmo e perfeição nas atitudes e nos movimentos do corpo.
.
Segundo autor Moyses Martins Ribeiro, na página 143, de seu livro Racionalismo Científico, O Espírito e a Natureza do Universo, nos contempla com a seguinte citação; “alguns seres humanos, pela falta de exercícios mentais ou por emitirem pensamentos repetitivos e, consequentemente, usarem tão-só células neurais de determinada região, prejudicam-lhes as funções normais é, até mesmo danificam células que compõem outras estruturas cerebrais importantes, que se atrofiam e morrem”.
.
A Matéria é o corpo composto por minerais, que estão presentes em todo o universo. O corpo recebe a “reação”, o “efeito” de nossos pensamentos e atitudes precisa estar de saúde produzindo longevidade, portanto, deve ser tratado com cuidado e muita atenção, para carregar o espírito ao longo de sua existência física.
.
Segundo o Laboratório de Fisico-Química Biológica Aida Hasson-Voloch – Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – RJ. Sob a responsabilidade do Prof. Adalberto Vieyra. O Corpo humano corresponde à Matéria, composta por moléculas biológicas, que são formadas por átomos leves (Carbono - 61,7%, Hidrogênio – 5,7%, Oxigênio – 9,3%, Azoto – 11,0%, fosforo – 3,3%, enxofre – 1.0%, cloro – 0,7%), alguns metais em forma de iões (Sódio – 0,7%, Potássio – 1,3%, Cálcio – 5,0%, Magnésio – 0,3%), metais pesados, embora em pequenas quantidades (Ferro, Zinco,…). Composição do corpo humano sem água.
.
Através do fundamento “Mente Sã, Corpo São” concluímos que enviar pensamentos positivos de saúde a seus órgãos e células é fornecer ao corpo alimentos sadios, para não lhe dar demasiado trabalho. Todas as células e seus órgãos cumprirão integralmente os seus deveres, recebendo e eliminando os elementos necessários ao bem-estar do corpo, se não o mal tratar com pensamentos enfermiços e negativos de descrença, de medo, de raiva ou vingança. As células respondem a impulsos emocionais emanadas pelo espírito, e se estiver ressentido ou conturbado, com sentimentos inferiores provoca nelas o mesmo efeito, através da comunicação com o sistema nervoso.
.
Portanto sentimentos saudáveis de alegria, tranquilidade e serenidade produzem em nós vibrações benéficas e de saúde.
.



MENTE SÃ, CORPO SÃO
por Ana Paula Viana Pinto Oliveira e Wilson Candeias Moita
Colaboração na edição e revisão: Aida Almeida Lopes da Luz
Titulo publicado nos endereços: