CAMINHOS DA VIDA, tem como objetivo registrar alguns dos artigos escritos por AIDA LUZ — militante do Racionalismo Cristão, Filial Seixal, Portugal — que com sua perspicácia, disciplina, determinação e, principalmente, sua sensibilidade aflorada tem sabido utilizar-se da pena para escrever artigos com valorosos ensinamentos, incentivando e elevando todos aqueles que buscam o crescimento espiritual.

A TI FÁTIMA CRUZ - Por Aida da Luz

A  TI  FÁTIMA  CRUZ
NOSSA  QUERIDA  AMIGA
NOSSA  ESTIMADA  COMPANHEIRA

Hoje, dia 1 de Dezembro de 2015, fomos despertados com a notícia de tua desencarnação, ocorrida ontem,  30 de Novembro,  quando te preparavas para cumprir tua missão na nossa querida Filial Seixal do Racionalismo Cristão, onde  diariamente recebias os fluídos do Astral Superior.

Teu trajeto habitual para  dares um pouco de ti à humanidade sofredora foi assim interrompido, mas como sempre afirmamos o Astral Superior nunca abandona os seus soldados e assim te levou, rapidamente, achando por bem que não ficasses à mercê do sofrimento da dor, tanto para ti, como para teus familiares que teriam de te assistir.

Claro que, para esses teus entes queridos foi e será ainda durante algum tempo, difícil palmilhar a estrada da separação, mas a vida neste planeta é efémera e todos nós sabemos que um dia teremos de a abandonar, para seguirmos o caminho que nos levará de volta ao nosso mundo próprio, como espíritos que somos em evolução.

Porém, como todos que praticamos nossa querida Doutrina sabemos, e disso temos plena consciência, a data da partida é de tristeza para todos que nos querem bem, mas entre nós que a praticamos, tal sentimento é sentido de uma maneira diferente daquela  que a maioria dos seres humanos sente.

Essa tristeza é um forte sentimento de saudade que fica da convivência com cada ser humano que prezamos, dos momentos que nos marcaram com sua presença desinteressada e amiga.
Seus laços podem não ser de sangue, mas não há dúvida que são de afinidades. Cada ser se entrosa com outros da mesma classe espiritual ou classes mais próximas e no centro do laço que se forma, há como que um perfeito íman que os atrai.

A ti, Fátima, temos que agradecer a companhia que nos dispensaste, a alegria benfazeja com que nos bafejaste. Foste a companheira e amiga alegre, que nos fazia deixar para traz momentos menos bons, distraindo-nos com   tua singela forma de ser e estar. A tua boa disposição era comunicativa e por isso te estamos gratos. Quando estavas por perto, sentíamos harmonia e vontade de contigo permanecer.

Tiveste a felicidade de viver as quatro fases da vida, muito embora a última pudesse ter sido mais longa, mas estamos sujeitos às contingências do mundo terra e a tua hora chegou mais cedo.
Porém, estamos convictos que teu espírito não ficou prejudicado. O teu caminho foi bem percorrido, criaste filhos, preparando-os com amor e carinho para a vida, amaste-os e por eles foste amada, estendeste a tua ajuda a quem te foi possível, amaste sem preconceitos, criaste harmonia à tua volta e tudo isso não tem preço.

Aquando do teu 80º Aniversário, comemorado no dia 21 de Outubro passado, teus filhos tiveram a feliz ideia de te fazerem tão linda festa de homenagem, que tocou a todos que quiseram que com eles te dirigissem um efusivo brinde, como sinal de agradecimento por tudo que lhes deste.

Todos que tiveram a subida honra de estar presentes e assistirem a momentos de tanto carinho e ternura,    jamais esquecerão o ambiente que foi vivido ao teu redor, com tanta alegria e satisfação, envolvendo familiares e amigos. 
Jamais apagaremos da nossa memória o momento da tua chegada, cheia de emoção contida, teu afectuoso e  silencioso abraço dado a cada um de nós. Tua comoção era tão grande que nem podias articular palavra! 

A corrente que te liga a todos, permanecerá para a eternidade, e o dia chegará em que todos nos reuniremos e juntos poderemos gozar de um ambiente onde não existirá dor, nem nada que nos machuque. Até lá, há todo um trabalho a desenvolver a favor da evolução da Humanidade em geral, o qual reverterá em nossa própria evolução.  Há que cada um saber levar a água ao seu moinho!

A cada partida se opõe uma chegada e como já houve poetas e escritores que o disseram e pintores que o mostraram em suas telas, o barco  parte do cais de embarque, onde ficam familiares e amigos daquele que parte, cheios de dor pela separação, lágrimas toldando seus olhos, mas, no cais de desembarque, chega o viajante, perante os sorrisos, os braços abertos de quem o espera com a alegria que o momento desperta.

Nós, pessoalmente, vimos na partida lenços brancos acenando, nas mãos de “Seres” com lágrimas sentidas pela ausência que se impõe,  e no cais de desembarque deparamos com sorrisos estampados nos rostos de quem  espera o viajante, onde os lenços brancos são substituídos por bandeiras brancas de paz, rodeadas de lindos aros de luzes multicolores.

Que indescritível é o acolhimento!!!
Nossos olhos se marejam frente a um quadro tão belo!!!

Querida Fátima, como espirito livre da matéria densa, já em teu mundo de luz, tens a possibilidade de veres o quadro de tua obra. Estamos certos de que ele é positivo e contigo nos regozijamos!

A teus filhos, netos e demais familiares queremos dar o nosso grande abraço, desejando-lhes força para aguentarem a tua ausência e seguirem em frente com suas vidas, como é de tua vontade, para felicidade deles e teu descanso!
O teu trabalho seguirá, certamente mais árduo, mas, mais reconfortante!

Bem Hajas por teres existido entre nós, por nos teres feito sorrir e sentir a vida mais bela e gratificante neste mundo difícil de enfrentar, onde tanto precisamos do conforto de um amigo sincero, de um companheiro digno.

Queremos juntar-nos a todos que contigo e connosco desenvolveram a militância ou de alguma maneira connosco colaboraram em nossa querida Filial Seixal e te dirigir nossas mais vibrantes irradiações, dizendo-te que continuaremos com nossa obra de esclarecimento, e, sempre teremos presente em nosso pensamento, a tua colaboração dada com tanto amor à nossa causa.

Sempre serás lembrada em nossa “Casinha” Filial Seixal do R.C. pois fazes parte dela!!!

Elevamos nosso pensamento aos nossos Mestres António Vieira, Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, António Cottas e Humberto Rodrigues e ao Presidente Astral  da nossa Filial, José Cardoso Pires.

Filial Seixal do Racionalismo Cristão, Corroios – Margem Sul do Tejo, a 1 de Dezembro de 2015. 


Aida A. Lopes da Luz - Antão José Lopes Luz