CAMINHOS DA VIDA, tem como objetivo registrar alguns dos artigos escritos por AIDA LUZ — militante do Racionalismo Cristão, Filial Seixal, Portugal — que com sua perspicácia, disciplina, determinação e, principalmente, sua sensibilidade aflorada tem sabido utilizar-se da pena para escrever artigos com valorosos ensinamentos, incentivando e elevando todos aqueles que buscam o crescimento espiritual.

Advertência de Luiz José de Mattos - Por Aida Luz

Há muito tempo sabíamos pela advertência de nosso Querido Mestre e Fundador da Doutrina RC Luiz José de Mattos, que viríamos a viver momentos muito difíceis, tão difíceis que Ele nos disse que chegaria o dia em que veríamos acontecer coisas inacreditáveis e que o Mundo tinha que chegar a um estado caótico de tal forma, que só quando chegasse a “bater no fundo do poço” como, vulgarmente, o povo costuma dizer, é que aconteceria uma reviravolta e a humanidade melhoraria.


Ao que tudo indica estamos atravessando esse momento há tanto anunciado. Nunca se viram tantos massacres, crimes hediondos, filhos que matam pais, pais que maltratam e matam seus próprios filhos. Politicamente, os países não se entendem, enfim o momento que atravessamos é deveras preocupante.

Como Militantes Racionalistas Cristãos não nos podemos envolver com políticas, não querendo com isso dizer que fiquemos indiferentes ao que se passa à nossa volta. A nós está-nos reservada a grande missão de trabalhar na modificação do chamado “Mundo Cão”, num Novo Mundo.



Será que já pararam para pensar em como esta nossa missão é grandiosa e difícil? Não a minimizem!!! Enfrentem-na em toda a sua grandeza. Não sejamos egoístas, pondo-nos aparte dos acontecimentos.

Há, mais do que nunca, a premente necessidade de encarar a realidade. Interpretemos com severidade nossos comportamentos. Façamos uma avaliação com plena consciência de nossos deveres e direitos.


Sejamos, sobretudo Independentes nas nossas apreciações.


Tenhamos confiança nos nossos propósitos, formados a partir de intuições recebidas, para as quais estejamos preparados espiritualmente. Para tal preparemo-nos com cuidado, com integridade, com honestidade.


Não percamos tempo fazendo juízo de valor de quem, muitas vezes, nem conhecemos bem.


Preocupemo-nos antes, em irradiar por aqueles que estão à frente das Nações para que a Luz se faça em seus espíritos e tomem decisões acertadas.


Preparemo-nos, espiritualmente, para dar o nosso contributo à sociedade, o melhor possível.

Cabe-nos preparar, com toda a urgência, as nossas crianças e os nossos jovens. Façamos com que aprendam a ser responsáveis, a trabalharem para adquirir o que precisam evitando assim o ato de roubar.

Todos deverão prover o seu sustento de maneira responsável.



Para tal há que ajudá-los a ingressar em escolas, liceus, Institutos, conforme o curso que queiram tirar. Deixá-los seguir suas vocações, para mais tarde não serem uns “desajustados”.

Deveremos também considerar que aqueles que não podem tirar cursos superiores, por falta de recursos ou mesmo porque não têm vocação para tal, poderão, sempre, aprender um ofício. Qualquer serviço bem desempenhado eleva o ser humano. Todo o trabalho é necessário e todo ele dignifica o ser humano.

Há que confiar no próprio “eu” para se sentir seguro. Só assim haverá progresso.

Apoiemos o trabalho do Astral Superior para caminharmos com segurança e obtermos bons resultados na construção de um novo mundo, de uma sociedade mais justa e promissora.
Sigamos em frente cumprindo nossas missões.

Advertência de Luiz José de Mattos
Por Aida Luz