CAMINHOS DA VIDA, tem como objetivo registrar alguns dos artigos escritos por AIDA LUZ — militante do Racionalismo Cristão, Filial Seixal, Portugal — que com sua perspicácia, disciplina, determinação e, principalmente, sua sensibilidade aflorada tem sabido utilizar-se da pena para escrever artigos com valorosos ensinamentos, incentivando e elevando todos aqueles que buscam o crescimento espiritual.

AIDA DA LUZ - DISCURSOS

REUNIÃO CÍVICO-ESPIRITUALISTA EM COMEMORAÇÃO DO DÉCIMO SEGUNDO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA CASA RACIONALISTA CRISTÃ DE SEIXAL – 23-05-2016


Corroios, 23 de maio de 2016


Queridos Companheiros
Estimados Assistentes


Hoje é um dia muito especial para todos nós e principalmente para o núcleo fundador desta Casa Racionalista Cristã do qual fizemos parte eu e meu esposo Antão da Luz, presidente físico deste pequenino oásis que dia a dia vem possuindo maior vegetação no meio de um deserto outrora seco e infértil.

Gota a gota lançada ao solo com persistência, coragem, trabalho e essencialmente muito amor e desprendimento pelo nosso pequeno grupo, fez com que outros companheiros a nós se fossem juntando e o resultado está à vista. Ainda há muito o que fazer, mas podemos nos sentir felizes pelo que já conseguimos até à presente data.

Amanhã, dia 24 de Maio de 2016, completamos o nosso 12º Aniversário, o qual estamos comemorando hoje e consideramos que é a altura propícia a uma reflexão e reconhecimento do caminho percorrido.
Pessoalmente só tive conhecimento da existência do Racionalismo Cristão, a partir do casamento, na segunda metade da década de 60 do século passado. Até lá nunca tinha ouvido falar nesta bela Doutrina capaz de, com a sua disciplina e transmissão de conhecimentos do que somos, de onde viemos e para onde vamos, mudar mentalidades melhorando a vida das pessoas e consequentemente dando uma nova visão do mundo a todos que decidem segui-la, podendo aos poucos ir modificando gerações num mundo conturbado e carente de princípios, pela falta de espiritualidade entre os povos.

Assim, com os conhecimentos que fui adquirindo através de conversas com meu marido e da leitura de algumas obras a que na altura tínhamos acesso, o tempo foi passando e após uma década fizemos parte de um núcleo para formação da primeira Casa Racionalista Cristã na Cidade da Praia, Cabo Verde. Foi assim que me tornei Militante e passei a viver as duas vidas, material e espiritual, paralelamente. Não posso deixar de frisar que foi para nós de grande importância a palavra amiga e orientadora do nosso sempre lembrado Mestre Antônio Cottas com quem trocamos correspondência no início de nossa militância.

Não temos qualquer dúvida de que este era um caminho que estava previamente determinado, pois passados apenas cerca de dois anos tivemos a intuição de termos que trabalhar rapidamente em Cabo Verde, pois idêntica missão nos esperava em Portugal. Tínhamos de, também aqui, abrir uma Casa Racionalista Cristã.

Os anos foram passando, os filhos foram crescendo, e surgiu a necessidade de virem para Lisboa antes dos pais. Começou nessa altura a aproximação da criação desta Casa. A partir de 1985 começam a vir os filhos e os pais vêm definitivamente em 2 de Junho de 1999. Antes de perfazer os 5 anos estava fundado o Correspondente Seixal.

Porém, o tempo passa, os dias correm demasiado depressa e quando damos por isso, já não somos os mesmos de outrora, nosso físico está depauperado pelo uso que lhe demos durante a nossa vivência terrena.

Aprender o bê à bá muitas vezes é difícil, quando criados no meio de uma família humilde, mas, em compensação como é edificante quando podemos fazer jus a essa aprendizagem que foi difícil quando crianças, mas nos limou o caráter, nos tornou perspicazes, corajosos, lutadores para enfrentar qualquer batalha, facilitando o discernimento futuro, procurando com honestidade e valor enfrentar os estudos liceais, mais tarde, sendo possível, fazer faculdade ou cursos em Institutos Superiores Técnicos, enveredar por cursos de formação profissional ou aprendizagem de qualquer ofício, sem porém nunca esquecer aqueles que se entregam ao cultivo da terra que nos dá os bens essenciais para a nossa alimentação e a quem poderíamos chamar de “engenheiros sem curso”.

Ainda é de lembrar que nunca devemos esquecer aqueles que são menos dotados e não podendo entregar-se aos mesmos misteres que a maioria, tem sempre algo a fazer e muito a ensinar-nos.

Pessoalmente, queremos chamar a atenção para os “chamados deficientes”, para nós palavra que deveria ser abolida dos nossos dicionários, já que achamos que “deficientes” são aqueles que assim os denominam.

Queridos Companheiros, Estimados Amigos,
Costumo dizer que a “A minha joia mais preciosa é o pensamento”. Efetivamente é assim que considero a mais poderosa arma de que dispomos. Com ela podemos vencer qualquer adversidade ou perder tudo o que possuímos até o direito a usar o nome dos nossos antepassados.

O Pensamento nos embala, nos faz voar sem limites de espaço ou tempo, nos faz sentir como uma folha ao sabor do vento, com ele aguentamos dores ou fracassos, nos projetamos para paisagens floridas onde não existem guerras nem males de qualquer ordem. Como é bom nos entregarmos apenas a um bom pensamento! 

Felizes daqueles que conseguem vencer todas as etapas da vida com honestidade, sobranceria e valor. Não é tarefa fácil viver paralelamente as duas vidas, material e espiritual, mas estamos conscientes de que tal é possível a todos quantos quiserem e tiverem a força de vontade suficiente para saberem definir limites, pondo acima de tudo o pensamento em ação e mediante análise cuidada saberem definir estratégias permitindo seguir o caminho do bem.

Hoje, encontramo-nos no Outono da Vida, vamos perdendo dia a dia o vigor que tínhamos e o Inverno vem chegando a toda a velocidade. Por vezes sentimo-nos como que a perder o chão e se isso não acontece é porque essa “joia preciosa” de que falei, “esse pensamento” quando elevado às alturas”, ainda continua nos direcionando.

É uma enorme felicidade saber que cumprimos com o que acreditamos ter concebido em nosso mundo próprio, quando planeávamos nossa reencarnação, mas para que essa felicidade seja maior ainda, é necessário que a obra que criamos continue para além da nossa partida aquando da nossa desencarnação.

É sob esta ótica que aqui deixo o meu incentivo para que continuem sem esmorecer o trabalho feito até agora.
Queridos Militantes, Nossos Estimados Companheiros, jamais permitam que esta Casa que tanto amamos, a qual tem sido objeto de nosso enorme carinho, que tem ocupado o primeiro lugar no dever de nossas vidas, encerre suas portas. Que ela seja, eternamente, o porto de abrigo para todos que aqui cheguem necessitando de um abraço espiritual, esclarecedor, amigo e carinhoso, capaz de apagar qualquer rancor, mágoa ou inveja.

Sejam amigos valentes, capazes de indicar o erro, sem reservas, malquerenças, mostrando sempre o caminho do bem, com verdade e amor.

Lembrem-se sempre que cada um tem o seu livre arbítrio, mas que desde cedo o devem exercitar tendo em meta sempre o caminho do bem.

Quando houver conflitos não se envolvam em discussões acaloradas e desnecessárias, já que, com um clima assim, nunca se atingem bons resultados. Lembrem-se que o meio-termo é sempre a melhor opção. Não procurem demasiados benefícios em prejuízo de vossos semelhantes. Procurem o necessário para uma vida saudável a todos os níveis, deixando sempre uma quota-parte para os mais desfavorecidos.

Evitem alimentar polêmicas, mesmo tratando-se de outras Casas Racionalistas Cristãs. Há sempre desavenças, isso normalmente vem acontecendo, mas há que não deitar, como se costuma dizer, mais lenha na fogueira, ridicularizando, ironizando, tornando o problema cada vez maior. Há que ajudar a que se faça luz e não o contrário!

O mais que vos posso desejar é que sejam verdadeiros e justos ao mais alto nível, e trabalhem sempre, qualquer que seja o momento que atravessem, em prol do Todo.

Obrigada por me ouvirem e sejam felizes, já que é um direito de todos, basta que para tal, saibam usar o vosso livre arbítrio na medida certa e pôr a vontade sempre em ação.         

Aida Almeida Lopes da Luz


◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘

REUNIÃO CÍVICO-ESPIRITUALISTA EM COMEMORAÇÃO DO 11.º ANIVERSÁRIO DE ASCENSÃO A FILIAL

Aos 16 de Novembro de 2015

Queridos Companheiros
Estimados Assistentes

Nesta data tão especial para todos nós, em que completamos o 11º aniversário de ascensão a Filial, não podemos deixar de nos dirigir a todos, tocando em alguns pontos que achamos essenciais para que obtenhamos bons resultados em nossos percursos:

Quer sejamos militantes, lutando para que esta pequena casa continue sendo o doce e ameno refúgio daqueles que dele precisam para, em paz e harmonia, se encontrarem consigo próprios sob os fluidos das Forças Superiores, Espíritos que nos amparam e fortificam para as grandes batalhas que todos temos de travar no nosso dia-a-dia, num constante deambular por um mundo difícil que, cada vez mais, precisa duma contribuição desinteressada e abnegada a favor da Humanidade.

Quer sejam assistentes assíduos, que vêm procurando adquirir conhecimentos doutrinários e disciplinares, ansiando ou não, se integrarem na militância, e nos vão prestando sua preciosa e desinteressada colaboração.

Quer sejam simpatizantes em busca de algo que não conseguiram encontrar até aqui chegarem, ou mesmo aqueles que vêm pela primeira vez, curiosos e esperançosos em encontrar respostas para as suas dúvidas, ansiando conhecer uma verdade de que muitos falam, mas em que não acreditam por falta de provas ou porque não se identificam com a maneira de ser daqueles que a apregoam.

Agradeço a vossa paciência em me ouvirem, pois, compreendo que, por vezes, nos repetimos, dizendo a mesma coisa. Porém, no Racionalismo Cristão, temos por hábito repetir palavras que definem ações que devem ser levadas a cabo para o bem de todos, sempre com a intensão de cimentar, consistentemente, ideias que traduzam necessidades não propriamente para o bem de cada um, mas sim para o bem de todos os nossos irmãos em essência, integrantes desta humanidade sofredora, que cada vez se encontra mais fragilizada.

O nosso comum objectivo é que este fosso seja diminuído o quanto antes, pois acreditamos que, com a força de vontade suficiente, conseguiremos alcançar o nosso objectivo. Sabemos que atravessamos um período muito triste em que há discórdia, guerras, batalhas travadas por grupos de fanáticos, completamente irracionais, onde imperam interesses vários. Por vezes, os chamados “senhores da guerra”, procedem assim por motivos escusos, de corrupção de diversa ordem, aproveitando-se da inocência de muitos, da inconsciência ou fanatismo de outros que lutam em nome de religiões e seitas que acreditam ser as melhores.

Nós, guerreiros em alerta, sem armas convencionais, que lutamos pondo em primeiro lugar os nossos irmãos em essência, sofremos com as notícias que nos chegam pelos meios de comunicação social e quantas vezes não conseguimos reter as lágrimas frente a uma televisão. A voz se embarga em nossas gargantas e não conseguimos sequer emitir um som.

É neste contexto que me refiro às principais armas de que dispomos, as quais precisamos manter limpas, luzidias, sempre prontas a disparar em qualquer direção onde haja necessidade de intervenção.

Nossas armas, longe de pertencerem às chamadas convencionais, de fogo, brancas ou mesmo as mais modernas, da mais alta tecnologia, incluindo as químicas, ainda mais mortíferas, são contudo, capazes de alterar situações que parecem longe de poderem ser anuladas.

Queridos Companheiros,
Estimados Assistentes,

Quando assim falamos, nos referimos a essa arma poderosa capaz de fazer toda a diferença entre o bem e o mal.

Se considerarmos, como pessoalmente, costumamos afirmar que:

“O pensamento é o único veículo capaz de vencer num só instante e tornar inexistente o caminho mais longo”

e tivermos o cuidado de disciplinar corretamente esse pensamento, teremos à nossa  disposição a mais poderosa arma de que o Ser Humano pode dispor. Não é à toa que se costuma dizer que o Homem será o que pensar. Cada um de nós escolhe a sua própria vida, mediante o seu próprio comportamento.
Entretanto, todos devemos prestar muita atenção à nossa própria forma de proceder.

Primeiro, as escolhas devem ser feitas com plena consciência dos deveres e direitos que assistem a cada um, evitando conflitos que a nada conduzem, analisando criteriosamente todos os prós e contras, escolhendo sempre, em qualquer situação, o caminho do bem, que é o que nos permite alcançar a evolução espiritual, no fundo, a razão por que decidimos reencarnar.

Ninguém deve fazer escolhas às cegas, pois é seu dever ponderar, antecipadamente, todos os passos a dar em direção a um objectivo. Não é espezinhando alguém, que se consegue obter êxito no que quer que seja. Pode até, em determinadas situações, tudo levar a crer que a pessoa que procedeu mal está a ter êxito, mas essa é uma aparência ilusória que não vai durar para sempre. 

A comandar nossos atos temos o nosso livre arbítrio, ele é a batuta que rege a orquestra da nossa vida. Ela precisa ser empunhada com firmeza e determinação, não temendo qualquer reação de terceiros, quando queremos tomar nossas decisões. Temos que ser adultos o suficiente para, mesmo que nos doa a nós próprios, tomarmos as nossas melhores decisões. Temos de cumprir com o que nossa consciência ditar e nosso livre arbítrio decidir como mais justo dentro de uma linha racional. Para isso contamos com a coragem.

Por último, achamos que é a altura própria para afirmar que a outra grande arma de que dispomos é a Força de Vontade. Se esta for posta em ação, com toda a confiança, e tendo tido o cuidado de preparar o caminho nas condições que referimos, temos a certeza que todos terão a felicidade de se sentirem realizados, por terem conseguido alcançar os seus objectivos, e, com toda a certeza, sentirão o sabor da vitória no final de mais uma encarnação.

Obrigada por me terem ouvido e sintam-se felizes ao tomarem vossas decisões com critério, determinação, coragem e pondo em ação o vosso Pensamento mais puro, aliado a uma forte e inabalável Força de Vontade.

Aida Almeida Lopes da Luz

◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘

Corroios, 22 de Maio de 2015

Caros Assistentes,
Estimados Amigos e Companheiros,
Nesta prezada data que, para nós, é motivo de alegria e comemoração, já que representa um marco, por demais importante, nas vidas de todos aqueles que tiveram a felicidade de poder trabalhar para a concretização do sonho de fundar uma Casa Racionalista Cristã, nesta margem Sul do Tejo, onde há tanto tempo se fazia sentir a sua necessidade, gostaria de poder estar presente, fisicamente, neste evento, mas, como tal não me é possível por estar ainda a recuperar da cirurgia que fiz, não posso, contudo, deixar de vos mandar esta pequenina mensagem de parabéns, por este dia em que se comemora o 11º Aniversário de Fundação da nossa querida Filial Seixal do Racionalismo Cristão. 

Espero que este dia seja mais um de muitos que ainda teremos a comemorar, já que quando uma Casa Racionalista Cristã se abre, ela jamais deverá deixar que suas portas sejam encerradas, pois constitui um marco na evolução espiritual da humanidade, esta humanidade cada vez mais sofredora.
A cada dia que passa, tomamos maior consciência da necessidade da existência destes refúgios espirituais, onde cada um de nós procura fazer um pouco que seja, para espancar as trevas da ignorância humana.

É triste reconhecer, mas é essencial que se seja consciente e tenhamos a exata compreensão da forma como esta Humanidade se está comportando nos dias de hoje e certamente ainda perdurará por muito tempo.

Já o nosso Amado e sempre lembrado Mestre Luiz de Mattos dizia, quando ainda encarnado, que haveríamos de assistir a situações nunca pensadas e que haveria muito sofrimento, até que por esse mesmo sofrimento o Homem haveria de despertar e mudar seu comportamento.

Mudar de um momento para o outro, sabemos que é impossível, pois, ninguém muda de um dia para o outro, mas as Casas Racionalistas existem para que cada qual se encontre a si próprio e reconheça, mesmo que seja devagar, que precisa mudar e envidar esforços nesse sentido.

Não devemos pensar apenas em nós, mas sim em que somos uma pequena partícula em desenvolvimento, para a constituição de um Todo, do qual todos fazemos parte e que só poderá estar completo, quando todos conseguirmos atingir idêntico nível de desenvolvimento.

Hoje, apenas vos pude dedicar estas palavras, mas, tenho esperança de que em breve, possa fazer parte, fisicamente, do vosso convívio.

Para já, apenas meu pensamento está convosco e vos felicita com um grande abraço espiritual. Como grande fio condutor que é, o pensamento se transporta onde seja necessário, e, assim, o meu se faz presente onde quer que se encontrem.

Obrigada por vossa atenção e creiam que estou convosco diariamente.
Aida Almeida Lopes da Luz
Filial Seixal

(por razões já conhecidas, não pode estar presente Aida da Luz - (Discurso lido por Manuela Segura)

◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘

Corroios, 14 de Novembro de 2014

Queridos Companheiros
clique nas fotos para ver
como slide/ficheiro

Prezada Assistência
Estimados Amigos

É sempre com alegre satisfação e uma certa emoção, que aqui estou presente, quando tal me é possível, para partilhar convosco estes momentos de convívio espiritual.

Se a comemoração, há seis meses, do nosso décimo Aniversário de Fundação desta nossa querida Casa Racionalista Cristã, nos calou tão fundo, o dia de hoje não deixa de despertar em nós, idêntica emoção e carinho, pois, passados estes seis meses, eis-nos aqui comemorando o 10º. Aniversário de sua elevação a Filial, e, esta passagem foi por demais importante para todos nós, soldados de um batalhão que luta pela paz, pela compreensão e bem-estar do Ser vivente neste Planeta tão carente de valores.

Batalhão este que tem vindo a crescer ao longo destes anos, procurando cumprir sua parte ativa na obrigação de divulgar nossa querida Doutrina, a bem do planeta Terra e de todos que nele habitam.

Sabemos que nossa missão é dura e espinhosa, causando-nos às vezes tristeza e desilusão, mas também sabemos que é através dela, que nos sentimos realizados e confortados pela certeza do dever cumprido.

No mundo de inquietações em que vivemos, estamos sempre sujeitos a sentirmo-nos desgostosos, debilitados pelo esforço que por vezes parece infrutífero, mas podem crer que não o é, e o que fizermos de bom, será sempre compensador. 

Compensador para a humanidade em geral e para nós próprios, já que o bem que fazemos a nosso favor reverte.

Esta constante inquietação que praticamente a todos envolve, faz com que as pessoas, na sua maior parte, desanimem, fiquem amedrontadas e devido a isso, fiquem mais frágeis, e, ao invés das situações melhorarem, pioram cada vez mais.

Não nos devemos agarrar a crendices. Lá porque uma pessoa tem uma visão do mal, uma intuição de que algo de mal vai acontecer, uma tragédia, um desastre de grandes proporções, isso não deve ser visto por nós com preocupação desmedida.

Devemos aprender a lidar com os problemas, por mais difíceis que possam parecer, sem fanatismos, conscientes de que isso poderá acontecer sim, mas darmos o nosso melhor para que qualquer desses males seja minimizado.

Normalmente esses desastres são-nos anunciados por médiuns sem o esclarecimento necessário, a maior parte até que faz das suas capacidades, profissões remuneradas, fazendo muitas vezes alarde do que sabem, para tirarem fama e o consequente proveito.

Nessas situações cabe-nos a nós, embora não possamos cortar o mal pela raiz, procurar que os estragos sejam minimizados e isso pode ser possível se agirmos com consciência e determinação.

Devemos fazer por pensar que o desastre, seja de que tipo for, não vai acontecer e para isso devemos irradiar com toda a convicção, a horas certas, principalmente às 7 da manhã e às 8 da noite, com a intenção de afastar o perigo o mais possível, considerando ainda que, se a uma determinada hora do dia ou da noite, uma dessas ideias nos vier  ao pensamento, deveremos, de imediato, levantá-lo ao alto e acreditar que o perigo será afastado. Da forma como encararmos e lidarmos com as situações que se nos apresentarem, nascerá o êxito ou o fracasso da missão a que nos propusermos.

Saibamos pois enfrentar essas situações, não nos deixando intimidar por elas. Cada um de nós, sozinho, não terá força suficiente para evitar uma derrocada mas, juntos, a nossa força se multiplicará, permitindo-nos derrubar esses obstáculos que nos são dirigidos para nos destruírem.

Lutemos pois, Amigos, sejamos fortes perante as adversidades, deixemos de lado as inquietações, trocando-as pela nossa disponibilidade para a luta, na certeza de que, com o nosso amor ao próximo, conseguiremos certamente colocar um novo marco na estrada da evolução.

Muito Obrigada.
Aida Almeida Lopes da Luz


◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘

Corroios, 23 de Maio de 2014

QUERIDOS COMPANHEIROS
PREZADA ASSISTÊNCIA   
ESTIMADOS AMIGOS

É para mim uma enorme alegria poder estar convosco e comemorarmos juntos, esta linda e significativa data, o décimo aniversário de fundação desta nossa muito querida Casa Racionalista Cristã, Correspondente Seixal na altura em que começamos nossos trabalhos e elevada a Filial seis meses depois.

Agora, decorridos dez anos, faz-nos lembrar a criança que começando por engatinhar, ainda bebé, completamente dependente de quem lhe possa prestar auxílio, vai aprendendo, dia a dia, até atingir a autonomia suficiente para caminhar sozinha, mas sempre sob a supervisão de seus progenitores, professores, irmãos mais velhos, amigos, enfim, quem lhe puder vigiar seus passos.

E, assim, vai a criança percorrendo seu caminho, passando pela creche, pela pré-primária, preparando-se para entrar na escola primária, essa de maior responsabilidade e com uma meta maior a atingir. No primeiro dia, seus passos são trémulos, seu coração bate mais forte, sua mente perscruta o desconhecido, num misto de receio, curiosidade e alvoroço, frente ao desconhecido.
Cada um de nós é tão necessário quanto o outro, para levar em frente uma Casa como esta. Cada Ser que aqui vem pela primeira vez e que ainda não teve oportunidade de conhecer uma Doutrina como esta, necessita dos nossos esforços para aprender a entendê-la. Aida Luz

Aos poucos vai tomando consciência de que o tempo para brincar já não é o mesmo e que para ter sucesso nesta nova etapa, vencendo-a com eficiência e sem perda de tempo, terá de se dedicar ao estudo, mediante disciplina, esforço e vontade de aprender.

Assim procedendo, é aos dez anos, mais mês, menos mês, que completa a primeira etapa de estudo mais sério, a base para tudo que vier a fazer depois.

Se analisarmos bem, o nosso percurso foi parecido com o de uma criança, inicialmente inconsciente, por vezes temerosa, com grande curiosidade em aprender e desejosa de poder passar a palavra a outras crianças recém-chegadas.

É verdade Amigos e Companheiros. Hoje, embora volvidos estes dez trabalhosos anos, ainda nos podemos considerar crianças no caminho da espiritualidade. Nunca saberemos tudo e nunca conseguiremos atingir a perfeição, a ponto de podermos baixar os braços, porque nada mais há a fazer.

É certo que conforme semearmos assim colheremos, mas devemos ter em atenção que as sementes necessitam de adubo para germinar e só com esforço, carinho e muito cuidado conseguiremos que deem uma boa seiva.

Cada um de nós é tão necessário quanto o outro, para levar em frente uma Casa como esta. Cada Ser que aqui vem pela primeira vez e que ainda não teve oportunidade de conhecer uma Doutrina como esta, necessita dos nossos esforços para aprender a entendê-la. Nem todos têm as mesmas condições de aprendizagem, mas todos têm direito a ela, por isso cada um de nós deve aprender a comunicar, a esclarecer os menos avisados, sem alardes nem vaidades, lembrando sempre que a grandeza que está em causa é a grandeza espiritual e essa é construída com modéstia. Aí está o verdadeiro valor. Para isso, porém, há que estudar para saber ensinar. Só com muito estudo e perseverança se conseguirá obter bons resultados.

Para todos vós meus companheiros de luta, meus sinceros parabéns e meus votos de muitas felicidades. Que à vossa volta haja sempre muita Luz e que nela encontrem a força necessária para continuarem em frente nesta senda de progresso espiritual.

Que a amizade entre todos vós seja uma constante. Esqueçam qualquer desavença que tenha havido e trabalhem em prol desta Doutrina que deve merecer todo o vosso respeito e carinho. Não devem alimentar polémicas, más vontades, pois só assim, e, com muito amor, poderão saltar degraus neste cadinho depurador. Lutem para que imperem os bons pensamentos, mesmo a favor daqueles que erram contra vós. Podeis estar certos que os vencedores serão aqueles que assim procederem. É a lei natural e imutável.

Muito Obrigada.
Aida Almeida Lopes da Luz


◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘


Corroios, 21 de outubro de 2013

Digníssimos Senhores:
Iracy e Gilberto Silva
                          
Queridos Companheiros - Prezada Assistência - Estimados Amigos

Esta é para nós uma data especial e que ficará gravada para sempre em nossos pensamentos e na História de nossa querida e ainda jovem Filial Seixal do RC, por termos a subida honra de receber em nosso seio, o mais alto Representante da nossa Querida Doutrina no Planeta Terra e sua Digníssima Esposa.

Após 103 anos de luta travada pelos Racionalistas Cristãos, no sentido do esclarecimento do Ser Humano, a bem da verdade e contra a mentira, procurando ensinar a pensar, conscientes de que o pensamento é a maior arma que podemos usar contra tudo e contra todos que nos queiram desestabilizar, numa tentativa de criarmos “plataformas” de defesa para nos protegermos e passar a palavra a todos quantos nos procuram, sentimo-nos felizes, face ao número de Casas Racionalistas Cristãs já Fundadas, cerca de 160 e ansiamos que este número não pare de aumentar, pois se muito já se fez, muito mais ainda há a fazer.


O Mundo está praticamente todo em crise, e, não nos referimos só a crise financeira, vamos mais longe citando as guerras constantes em grande parte do globo e creio não estarmos enganados, se dissermos que a maior crise é a crise de valores.  Se os Homens fossem mais verdadeiros, mais moderados, mais justos, menos interesseiros, mais trabalhadores e tivessem mais amor por eles próprios e pelo semelhante, certamente o mundo estaria melhor e o povo mais desfavorecido não passaria tanta miséria e fome. Como seria gratificante sabermos que pelo menos um pão e um copo de leite todos teriam diariamente, mas amigos, todos sabemos que isso está longe de acontecer.


Pessoalmente, costumamos procurar incentivar os que nos ouvem a dedicarem-se  à educação das crianças e dos jovens, pois serão os futuros governantes do “amanhã” que se aproxima a passos largos. Não nos levem pois a mal voltar a insistir na mesma tecla. O Lar é  a primeira e melhor escola. Ali se encontram os dois grandes mestres, o pai e a mãe. Tudo se processa como elos de uma mesma corrente. Para serem bons pais, têm que ser bons filhos e assim se  vai repetindo de geração em geração. No lar deverá haver equilíbrio em  tudo, começando no relacionamento do jovem casal e no seu relacionamento com seus filhos.

Ambos, homem e mulher, devem partilhar a responsabilidade de alimentar, dar estudo e educação, mas não deve a MULHER, A ESPOSA,  a MÃE descurar a sua responsabilidade maior. Por ser, em virtude de sua constituição, física e espiritual, a de maior sensibilidade, que começa a definir-se logo nos primeiros meses de gestação, a ela está entregue um grande papel, na formação do carácter dos filhos, no desabrochar dos atributos que trazem de encarnações pretéritas, no despertar para as responsabilidades, estando sempre disposta  para os esclarecer   nas suas dúvidas e para lhes dar  aconchego quando dele carecerem.

Sempre pensando nas nossas crianças e em suas mamães, de forma a lhes prestar apoio para poderem estar mais descansadas nas nossas reuniões, estamos preparando a nossa “Sala da Criança Racionalista Cristã” nesta nossa Querida Filial Seixal.

Agradecemos a vossa paciência em nos ouvir e desejamos que vão felizes para os vossos lares.  Que dia a dia vão melhorando a vossa maneira de viver em prol de toda a família.

Sejamos todos nós, Racionalistas Cristãos e cada um de per si,  um exemplo perante um Mundo em ebulição, que é necessário mudar para bem da Humanidade em geral.

Muito Obrigada.
Aida Almeida Lopes da Luz

Clique na foto para vê-las em tamanho original

Homenagem dedicada ao Presidente Sr. Gilberto Silva do Racionalismo Cristão pela militância da Filial Seixal - Portugal, 21 de outubro de 2013

Assinalando a Honrosa Visita do Exmo. Senhor Gilberto Silva,
Presidente Perpétuo do Racionalismo Cristão e de
Sua Exma. Esposa Senhora D. Iraci Silva,
à Filial Seixal, Portugal.

Aos quais prestamos as nossas mais sinceras homenagens,
gratos pelo evento.
A Militância  da Filial Seixal – Portugal, do R.C.

◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘

Corroios, 24 de Maio de 2013


Estimados Companheiros,

Prezados Assistentes

Rapidamente o tempo passou, e, após 6 meses da comemoração do aniversário de elevação a Filial, da nossa querida e modesta casinha Racionalista Cristã do Seixal, aqui nos encontramos comemorando o 9º. aniversário de sua Fundação.

Usando o nosso pensamento, para fazer uma reflexão mais aprofundada de tudo o que já fizemos até aqui, dá-nos uma agradável sensação de termos vencido várias etapas, o que em princípio, nos dá a satisfação do dever cumprido.

Porém, meus amigos, queremos ir até mais longe, na análise que pretendemos seja feita, criteriosamente, sem minimizar esforços levados a efeito, nem ações conseguidas com o nosso aturado trabalho.

É certo que fizemos algo positivo, pois numa localidade que não tinha nem mesmo um pequeno núcleo de estudos da nossa Querida Doutrina, nem sequer nos arredores mais próximos, só indo a Lisboa, o que, para a grande maioria de nós, era impossível de praticar com aquela assiduidade desejada.

Foi, realmente, a concretização de um sonho, para aqueles companheiros que, de há muito esperavam uma oportunidade de poderem frequentar, diariamente, uma casa Racionalista Cristã, que lhes desse o grato prazer de terminar em harmonia e esperança sempre renovada, cada dia de trabalho.

Orlanda Sousa, Magda Brito, Arlete Almeida Fernandes,
Antão da Luz, Aida da Luz, Maria José Leal e Manuela Segura
Porém, aqueles que assumem um compromisso como Militantes, já não podem pensar apenas neles, pois a responsabilidade é cada vez maior, visto ser o RACIONALISMO CRISTÃO, uma DOUTRINA que nos ensina “UMA NOVA FILOSOFIA DE VIDA”, mais de acordo com o SÉCULO XXI que estamos atravessando e sendo Ela Património da Humanidade.



Gerir, pois, uma Doutrina deste porte, não é fácil e os Grandes Mestres que a implantaram, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, lutaram muito para a deixarem bem firmada. Travaram renhidas batalhas enquanto encarnados, continuam lutando por todos nós em plano Astral e seus sucessores, Mestres António Cottas e Humberto Rodrigues, seguiram-lhes as pegadas, o primeiro consolidando-a e o segundo procedendo à sua divulgação, agora em segunda fase de expansão.

Estimados Companheiros, Dignos Assistentes, vejamos que o Mundo Terra, neste momento, está em “ebulição” e é difícil viver nele, pois os problemas a contornar são de toda a espécie e nem podemos prever até onde se chegará.


Por essa razão dizemos que nossa responsabilidade é maior. Não podemos deixar que o trabalho que nossos Mestres tiveram, caia por terra. Temos por obrigação defender o nosso Patrimônio Espiritual que nos legaram.


Cada um de nós, ao reencarnar, trouxe sua missão, é necessário que lhe façamos jus.


O Astral Superior esforça-se para nos apoiar, dando-nos incentivo, força espiritual, energia anímica, intuindo-nos o que temos a fazer. Ora, compete-nos a nós prestar atenção e cumprirmos, com esmero, nossas missões que foram escolhidas em nossos mundos de estágio.


Elevemos sempre nossos pensamentos e não nos permitamos tomar decisões de animo leve, por ouvir a quem nos quer destabilizar, dando atenção a opiniões mal formadas, a ideias preconcebidas, fazendo juízo de valores precipitados.


Devemos sempre raciocinar e ponderar bem para não corrermos o risco de errar, prejudicando uma Doutrina que tanto custou a erguer e tanto faz pela Humanidade.


Esta fase tão difícil, a nível material, evidentemente que afeta também a parte espiritual, pois somos seres imperfeitos e querendo ter uma vida que nos satisfaça a nível material, descuramos a vida espiritual e acabamos, muitas vezes, por sofrer as consequências de um caminho desregrado.


É de suma importância, que se procure viver em família, de forma equilibrada, sem excessos, onde impere a confiança entre todos, trocando impressões com verdade, fazendo um orçamento que se procure seguir dentro dos limites necessários a uma boa gestão, modesta que seja, mas, onde cada um faça a sua parte e vivam em harmonia, amor e paz, onde impere a justiça e a honra seja uma constante.


Evitemos de tomar partidos levianamente, não façamos nada sem ter feito uma avaliação consciente, quer seja a nível material ou espiritual.


Que quando chegar a nossa hora de prestar contas a nós mesmos constatemos, com alegria, que conseguimos equilibrar o fiel da balança.


Muito obrigado por me ouvirem e sigamos em frente para mais um ano de trabalho.


Aida Almeida Lopes da Luz



◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ 

Corroios, 16 de Novembro de 2012
Queridos Companheiros


Estimados Assistentes


Novamente juntos, para comemorarmos mais um aniversário, o oitavo de elevação do Correspondente Seixal do Racionalismo Cristão a Filial, esta nossa Querida Casinha que representa para nós um ninho de verdadeiro amor cristão.

Filial Seixal
do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12

Ela nos acolhe a todos de igual forma e nela encontramos o lenitivo espiritual para amortecer nossas dores, o refrigério para nossos sofrimentos, nela encontramos um clima de paz que nos permite recuperar nossas forças, para aguentar os golpes do dia-a-dia, encorajando-nos a enfrentar e combater as vicissitudes da vida.


Basta que para isso nos ponhamos em condições de receber as efluviações que nos são oferecidas pelo Astral Superior e tenhamos cuidado em manter à nossa volta um ambiente que nos permita viver de forma sadia, disciplinada, querendo para nós e nossos irmãos em essência, idênticas possibilidades de garantir nosso sustento, nossa sobrevivência, trabalhando para nossa independência, recebendo e procurando entender todas as intuições que tivermos e que, sendo bem aproveitadas, marcarão a diferença.


Até há 102 anos atrás, era difícil encontrar-se Seres Humanos que aceitassem a reencarnação do espírito, que se conhecessem como Força e Matéria e até mesmo se uma ou outra pessoa decidisse defender esses conhecimentos, era considerada muitas vezes, louca.


Hoje já não é assim e cada vez mais progredimos nesses conhecimentos, graças aos nossos Mestres Maiores que fundaram a Doutrina Racionalista Cristã, Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz, que contaram com o apoio de outro grande Mestre, já em Plano Astral, o Padre António Vieira.


Assim, vem a Doutrina avançando até à atualidade. O instrumento mediúnico, até há pouco considerado bruxo, e, antigamente, sujeito a ser queimado vivo, hoje já é respeitado em muitas sociedades e há até casos em que é ouvido em processos de assassinatos, ajudando a clarear situações de difícil resolução.


Prezados Assistentes, Estimados Companheiros:


Somos espíritos em evolução, viajantes em eterna caminhada, desdobrada em inúmeras etapas. Ao fim de cada etapa uma estação nos espera e teremos que nos preparar para empreender nova viagem.


Aqueles que já se encontram aqui, uns mais, outros menos esclarecidos, têm uma responsabilidade acrescida, pois, conhecendo-se como Força e Matéria, sabendo, qual a sua procedência, o porquê de aqui nos encontrarmos e qual o nosso futuro percurso, temos a obrigação de nos sabermos defender e ajudar os nossos irmãos em essência a descobrirem, eles também, o que os espera.


Atravessamos uma época difícil para todos, o mundo encontra-se em ebulição, seus habitantes por vezes parecem feras enjauladas, sempre prontas a atacar, a destruir tudo que lhes aparece pela frente, ao abrir da mais pequena brecha.


Luiz de Mattos deixou-nos esta Doutrina que está condensada no Livro Base Racionalismo Cristão na sua 44ª edição. Estudemo-la!!!


Ele nos ensina tudo que precisamos saber para nos posicionarmos da forma mais correta para evoluirmos.

Aprendemos que o pensamento é o veículo que nos transporta através do espaço e tempo e quanto melhor aprendermos a utilizá-lo, melhor será a nossa missão e mais felizes nos sentiremos com os resultados obtidos.

Sabemos que, obstáculos de toda a espécie, teremos de enfrentar, mas também sabemos que é através deles que nos fortaleceremos, pois há que depurar nossos sentidos, nossas ações, e jamais nos deixarmos camuflar, mostrando uma forma errada de ser e estar.

O exemplo é o melhor presente que podemos deixar a nossos filhos, a nossos amigos, a todos aqueles que nos observam.

Em situações de crise, há que manter o sangue frio, já que violência gratuita a nada de bom nos conduz! É nessas alturas que, aqueles que melhor se conduzem através de pensamentos elevados e positivos, por vezes conseguem atingir lugares de destaque, por ideias que tiveram e as puseram em prática.

Muitas invenções foram fruto da força de vontade de pessoas que tentaram vencer em épocas de conflitos, de catástrofes ambientais, em épocas de fome e falta de recursos, trabalhando sem descanso, com pensamentos altruístas, muitas vezes para conseguirem um pouco de pão para matar a fome a seus filhos.

Quantos heróis anônimos se misturam entre populações revoltadas. Há que encarar essas situações e jamais deitar como se costuma dizer “lenha na fogueira”. O caos, a nada de bom nos conduz!

Mantenham o bom humor, a vontade de vencer, administrem vossos haveres com parcimônia e segurança e estarão vencendo e ajudando os outros a vencerem também.

Há muito o que fazer, desde que assim o queiramos, e nesta época em que a divulgação da nossa Querida Doutrina Racionalista Cristã caminha a passos largos, há que olhar em frente, deixando atrás um rasto de segurança, uma luz pequenina que seja, mas que possa alumiar aqueles menos avisados, aqueles que andam à procura de seus verdadeiros caminhos.

Desejo sinceramente a todos nós, que consigamos aprender com nossos feitos, mas sobretudo com nossos erros, para que ao final desta etapa, na estação que nos espera, possamos sentir aquela relativa felicidade que sempre é possível aos de boa vontade, àqueles que fizeram por aprender e transmitir ensinamentos sem qualquer egoísmo.

Obrigada por me ouvirem e que encontrem sempre amor e paz na vossa caminhada.

Caminhemos rumo ao PLENO CONHECIMENTO DO TODO, que nos é transmitido por esta bela DOUTRINA FILOSÓFICA, CIENTÍFICA E VASTAMENTE ECLÉTICA, UMA NOVA FILOSOFIA DE VIDA PARA UM NOVO TEMPO - O NOSSO TEMPO.
AIDA ALMEIDA LOPES DA LUZ


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ 

Corroios, 24 de Maio de 2012

Queridos Companheiros
Estimados Assistentes.

É com enorme satisfação que estou entre vós, para juntos comemorarmos mais um aniversário da nossa Filial Seixal do Racionalismo Cristão.

Oito anos são decorridos e é para nós muito gratificante ver que, pouco a pouco, nosso grupo de estudiosos vem sendo maior.

No tempo que corre, tão difícil para a maior parte de nós, são momentos como estes que nos fazem sentir um pouco mais alegres, dando-nos aquela força necessária para continuar em frente.


É certo que não nos devemos entregar a tristezas e lamúrias, mas não podemos ignorar que é difícil nos alhearmos dos problemas, até porque se algum de nós não os tem muito acentuados, ao ver o companheiro com dificuldades, também não se sente bem, principalmente se pouco ou nada pode fazer.

Mesmo assim, felizes de nós que conhecemos o valor do pensamento e sempre podemos fazer uso dele a nosso favor e daqueles que necessitam de nós.

Somos estudiosos de uma Doutrina Ímpar, que se impõe pelo exemplo de seus Militantes e também já de muitos Assistentes, daqueles que estão procurando aprender a caminhar pela trilha do bem, procurando pôr em prática os conhecimentos que vão adquirindo, pouco a pouco.

Esta Doutrina é Uma Filosofia de Vida, própria para o nosso tempo, a qual nos propusemos seguir, e, para que sigamos corretamente, temos que saber usar o raciocínio e ponderar bem antes de tomarmos qualquer decisão, fazendo bom uso de nosso livre arbítrio.

Ao encarnarmos, trazemos connosco diversos atributos morais, mais ou menos desenvolvidos, os quais fazem parte de nosso acervo espiritual, que é o mesmo que dizer o nosso patrimônio espiritual.

Embora nunca percamos esse patrimônio já conseguido, temos contudo que o defender e fazer por aumentá-lo com a dignidade que se impõe.

É pois de extrema importância nos perguntarmos o que fizemos e o que precisamos fazer, para aumentarmos esse patrimônio, através do qual poderemos ascender a uma classe superior.

O Racionalismo Cristão a nada obriga, apenas aconselha, traça diretrizes que nos indicam o melhor caminho a seguir.

Cada qual tem o seu livre arbítrio para poder, sob seu comando, escolher o que melhor poderá fazer e que mais lhe convém.

Todo o Racionalista que se preza tem o dever de ser sincero, principalmente para com ele próprio.

Ele tem que saber que poderá ajudar seu irmão em essência, lutando ao seu lado quando necessário e sempre que possível, mas tem que saber que não deverá Interferir no livre arbítrio de ninguém.

Principalmente, a mulher Racionalista Cristã, tendo a seu cargo a educação da prole, terá que ter cuidados redobrados, para não falhar na sua tão digna missão.

Cumpre-lhe ministrar a seus filhos uma educação regrada, disciplinada, para que saibam desde cedo usar para o bem, esse livre arbítrio que têm vindo a modelar encarnação após encarnação.

O livre arbítrio é uma faculdade espiritual controlada pela vontade e, quando bem usada, orientada pelo raciocínio. Quanto maior for o poder de raciocinar, tanto mais fácil se torna o governo do livre-arbítrio.” – Fonte: Livro base do Racionalismo Cristão – Capítulo 6 - 44ª Edição

É pois a posse dessa faculdade que nos permite ter plena liberdade de ação. Cabe agora à nossa consciência, aliada ao raciocínio, saber definir o que fizemos de bem ou de mal e escolher o melhor caminho a seguir, aquele que nos permitirá evoluir, sendo verdadeiros e justos.

Como nos dói essa consciência, quando lemos, com sinceridade, o relatório de nossos feitos diários e vimos que não nos portamos bem e prejudicamos alguém! É ainda essa consciência que dita os nossos erros e faz com que nos modifiquemos, evitando-os e recuperando forças para seguir em frente, no caminho do Bem.

Embora não me queira repetir, falando como habitualmente nas crianças e jovens, não posso, contudo, deixar de vos lembrar que é, pois, a MULHER, a ESPOSA, a MÃE, aquela a quem cabe a maior tarefa de cuidar do lar e fazer cumprir o dia-a-dia, de forma equilibrada.

A ela compete esmerar-se na higiene física e mental do lar e daqueles que nele vivem, cuidando de tudo, sem alardes de grandeza, procurando não sair do orçamento de que o casal dispõe, diligenciando para que haja o suficiente para uma vida modesta mas honrada, onde os filhos, esses SERES que trazem na sua bagagem a responsabilidade do amanhã, possam viver dentro de uma alegria sadia, tendo a possibilidade de exercitarem o raciocínio e exercerem o seu livre arbítrio para o bem.

Hoje são estes os meus votos sinceros que dirijo a todos vós: Bom uso de um LIVRE ARBÍTRIO tomado em sã CONSCIÊNCIA e mediante RACIOCÍNIO aberto.

Estes são, assim o acreditamos, os exemplos que devemos passar, pois, quem lhes for fiel, terá, certamente, aquela relativa felicidade a que todos aspiramos. Obrigada pela vossa atenção.
Aida Almeida Lopes da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ 

7º. Aniversário da ascensão de correspondente a Filial – Casa Racionalista Cristã do Seixal, Portugal - 16 de Novembro de 2011
Prezados Assistentes,
Caros Companheiros.

Mais uma vez estamos comemorando um aniversário de nossa querida “Filial Seixal”.

Para mim tem um sabor muito especial, pois, como sabem, minha saúde não me permite estar convosco, fisicamente, todos os dias. Para estar presente nestes dias de comemorações, tenho que proceder a um tratamento especial que não posso fazer diariamente. Contudo, não vamos lamentar essas ausências, pois nada acontece por acaso e se assim aconteceu é porque assim tinha que ser.

Vamos, pois, tirar proveito deste momento em que estamos aqui reunidos. Ponderemos juntos a situação em que nos encontramos. Uma situação que não é só nossa, mas sim da humanidade em geral.

Há muito tempo sabíamos pela advertência de nosso Querido Mestre e Fundador da Doutrina RC Luiz José de Mattos, que viríamos a viver momentos muito difíceis, tão difíceis que Ele nos disse que chegaria o dia em que veríamos acontecer coisas inacreditáveis e que o Mundo tinha que chegar a um estado caótico de tal forma, que só quando chegasse a “bater no fundo do poço” como, vulgarmente, o povo costuma dizer, é que aconteceria uma reviravolta e a humanidade melhoraria.

Ao que tudo indica estamos atravessando esse momento há tanto anunciado. Nunca se viram tantos massacres, crimes hediondos, filhos que matam pais, pais que maltratam e matam seus próprios filhos. Politicamente, os países não se entendem, enfim o momento que atravessamos é deveras preocupante.


Como Militantes Racionalistas Cristãos não nos podemos envolver com políticas, não querendo com isso dizer que fiquemos indiferentes ao que se passa à nossa volta. A nós está-nos reservada a grande missão de trabalhar na modificação do chamado “Mundo “Cão””, num Novo Mundo.

Será que já pararam para pensar em como esta nossa missão é grandiosa e difícil? Não a minimizem!!! Enfrentem-na em toda a sua grandeza.
Não sejamos egoístas, pondo-nos aparte dos acontecimentos.

Há, mais do que nunca, a premente necessidade de encarar a realidade.
Interpretemos com severidade nossos comportamentos. Façamos uma avaliação com plena consciência de nossos deveres e direitos.

Sejamos, sobretudo Independentes nas nossas apreciações.

Tenhamos confiança nos nossos propósitos, formados a partir de intuições recebidas, para as quais estejamos preparados espiritualmente. Para tal preparemo-nos com cuidado, com integridade, com honestidade.

Não percamos tempo fazendo juízo de valor de quem, muitas
Vezes, nem conhecemos bem.

Preocupemo-nos antes, em irradiar por aqueles que estão à frente das Nações para que a Luz se faça em seus espíritos e tomem decisões acertadas.

Preparemo-nos, espiritualmente, para dar o nosso contributo à sociedade, o melhor possível.

Cabe-nos preparar, com toda a urgência, as nossas crianças e os nossos jovens. Façamos com que aprendam a ser responsáveis, a trabalharem para adquirir o que precisam evitando assim o acto de roubar.

Todos deverão prover o seu sustento de maneira responsável.

Para tal há que ajudá-los a ingressar em escolas, liceus, Institutos, conforme o curso que queiram tirar. Deixá-los seguir suas vocações, para mais tarde não serem uns “desajustados”.

Deveremos também considerar que aqueles que não podem tirar cursos superiores, por falta de recursos ou mesmo porque não têm vocação para tal, poderão, sempre, aprender um ofício. Qualquer serviço bem desempenhado eleva o ser humano. Todo o trabalho é necessário e todo ele dignifica o ser humano.

Há que confiar no próprio “eu” para se sentir seguro. Só assim haverá progresso.

Apoiemos o trabalho do Astral Superior para caminharmos com segurança e obtermos bons resultados na construção de um novo mundo, de uma sociedade mais justa e promissora.

Sigamos em frente cumprindo nossas missões.

Obrigado por me ouvirem e meu fraternal abraço a todos vós.
Aida Almeida Lopes da Luz



◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Corroios, 23 de Maio de 2011

Amigos e Companheiros de luta.
Estimados Senhores e Senhoras.

Estamos mais uma vez juntos, numa reunião cívico / espiritualista, para comemorarmos mais um aniversário da fundação desta nossa Casa Racionalista Cristã, a Filial Seixal.

É sempre motivo de alegria espiritual, relembrarmos os primeiros passos na sua formação, sempre com nosso pensamento direcionado ao fortalecimento de seus alicerces, visando obter um edifício sólido, estável, que jamais caísse, deixando seus fundadores com o gosto amargo do desmoronamento.

Até há pouco, estávamos na nossa outra pequenina / grande casa, como, com carinho, a apelidávamos, pois no seu seio nos albergamos por mais de seis anos, nela crescemos espiritualmente, vimos nossa família aumentar, dia a dia, e, isso nos gratificou sobremaneira.

Como sempre dizemos, não interessa a visão exterior, o luxo, a ostentação, o que sempre se traduz em vaidade e essa corrói as entranhas de quem a sustenta. O que deve sobressair é o conteúdo e esse, sabemos, o fortificamos.

Quantos de nós éramos tão pobres e tão ricos nos tornamos, pouco a pouco, desenvolvendo o conhecimento da nossa querida Doutrina Racionalista Cristã, dando-nos uma nova vestimenta, ensinando-nos a sustentar, com bravura e coragem, as armas necessárias para nos defendermos de todo e qualquer mal, tornando-nos em “Seres” avisados e conscientes, prontos a enveredar por novos caminhos, onde a costumeira e pálida luz se foi transformando em farol cintilante.

Foi assim que a maior parte daqueles que se encontram hoje aqui, deixou a anterior casinha que os acolheu, quais bebés recém-nascidos, para enfrentar um novo mundo, uma nova realidade.

Entretanto, como tudo o que adquirimos, com esforço e valor, representa o nosso pecúlio, a ele trouxemos connosco e connosco ficará. Sabemos que, senão todos, pelo menos muitos de nós, sentimos, ao adentrar esta nossa nova casa, essa grande vibração que acompanha qualquer “Ser”, sempre que trilha o caminho certo, o caminho do dever a cumprir, aquele que nos conduzirá à vitória almejada.

Ao ingressarmos nesta nova “Casa”, embora ainda não tendo atingido o tamanho desejado, o fizemos com o mesmo amor e disponibilidade que tínhamos na que deixamos e nela não economizaremos esforços para um dia alcançarmos a nossa idealizada e definitiva “Morada”, que será a nossa futura “SEDE”. Tudo chegará a seu tempo e disso estamos bem certos!

Até lá, prosseguiremos como até aqui, com modéstia, com empenho para saltar qualquer obstáculo que nos apareça pela frente, sempre com nossos pensamentos alteados, num percurso que seja digno e responsável, para nos transmitir a segurança necessária que nos conduza à meta que nos aguarda.

Amigos, como sabeis, a nível Universal, temos muito o que fazer. Encerrou-se o primeiro século da implantação de nossa Doutrina RC. Estamos iniciando o segundo e o trabalho que temos a enfrentar é enorme. Há que divulgar a Doutrina e cabe a cada um de nós, já colocados na frente das expedições, empunhar a bandeira indicando o caminho a seguir.

Estamos crescendo num mundo que, embora ainda muito materializado, vai diminuindo o grande fosso que separa cada indivíduo.

Quando ainda no século vinte, mas já nos últimos anos que anunciavam o seu términu, uma grande parte da Humanidade receava o “fim do mundo”, tendo interiorizado esse mito durante toda uma vida.

O “Fim do Mundo” não aconteceu e até certo ponto, essa crendice abalou muita gente que nela acreditava.

Sempre dissemos que deviam aprender a avaliar essa frase: ”A 2000 chegarás, de 2000 não passarás”, pois se avaliarmos, com raciocínio aberto, encontraremos lógica ao considerarmos que, será no decorrer deste século que muitos comportamentos serão modificados e o século só terminará a 31de Dezembro de 2099, isto com relação ao século, mas se falarmos em termos de milênio, aí o fim será somente em 31/12/2999.

O que interessa, pois, é não se cruzarem os braços e estarmos sempre predispostos a trabalhar, nos moldes que a Doutrina RC sustenta, levando o conhecimento, ao maior número de pessoas possível, por esse Mundo afora.

Para que se consiga o resultado esperado, é necessário não deixar para amanhã o que se puder fazer hoje.

Essa forma de encarar os problemas de ânimo leve, porque ainda há tempo, o mundo não acaba hoje, podemos fazer isto e aquilo, descansarmos, divertirmos e depois então trataremos do resto. Há tanto tempo que os comportamentos são de tal maneira, não é agora, por mais uns dias ou uns meses, ou até uns anos, que vai haver problema. O Mundo não se fez num dia!

Enfim, são essas ideias que não deixam implementar novas regras, de forma a levar a uma modificação geral e completa as pessoas e as sociedades.

Todos têm que se compenetrar do que há a fazer, seguirem seus caminhos, com critério e responsabilidade, passando o exemplo a seus filhos, a seus sucessores, cumprindo e fazendo cumprir as regras que se impõem, para que a Humanidade se modifique como deve ser.

Assim, façamos todos por nos honrarmos a nós próprios, “NÃO NEGLIGENCIANDO OS DITAMES DA NOSSA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA”.

Boa Noite e obrigada por me ouvirem.
Aida Almeida Lopes da Luz







◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘



UMA FILOSOFIA PARA O NOSSO TEMPO
Doutrina vasta, profunda e eclética, que tem como objectivo esclarecer o “Ser” humano quanto à sua composição Astral e Física e à sua constituição como Força e Matéria.

Não sendo religião, respeita o que cada indivíduo professa, já que cada um possui o seu livre arbítrio e é fazendo uso dele que deve fazer suas escolhas, programando seu viver, tanto a nível material como espiritual, procurando ter comportamentos e atitudes o mais dignas possível, de forma a melhor aproveitar a sua encarnação.


Todo aquele que tenha vontade de se esclarecer, tomando conhecimento do que é, donde veio e para onde irá, após a sua desencarnação, que o vulgo chama de morte, tem à sua disposição diversa literatura que poderá ser consultada ou baixada, sem custos, pela Internet, cujo site indicaremos no fim deste texto.

Entretanto, o nosso conselho é que procure a “Casa Racionalista Cristã” mais próxima de sua residência e procure assistir a uma ou mais Sessões Públicas, que são efetuadas às Segundas, Quartas e Sextas-Feiras, normalmente às 20 horas. Para conveniência dos frequentadores às sessões, hoje, há algumas casas que têm horários diferentes, pelo que é conveniente confirmarem antes de irem.

A foto que anexamos foi tirada nesta Filial do Racionalismo Cristão em Portugal - Filial Seixal do R.C., Corroios - Margem Sul do Tejo, durante a sessão de comemoração pela passagem do 101º Aniversário da implantação da Doutrina RC neste Planeta Terra, que teve lugar a 26 de Janeiro de 2011.


A seguir à sessão espiritualista teve lugar a sessão cívica, durante a qual se vê, na foto, o Presidente Físico lendo seu discurso.

A foto serve como testemunho do ambiente que ali se viveu e que contínua sendo vivenciado, habitualmente. Durante as Sessões o ambiente é de alta espiritualidade. Há perfeita união entre seus Militantes, a disciplina é rígida e todos se dispõem a segui-la, bem como aos Princípios da Doutrina RC, pelos quais todos nos regemos e que é ministrado sob a orientação do “Astral Superior”. Quanto maior for a harmonia entre os Militantes e maior for a elevação de pensamento, maior sintonia poderá ser conseguida com o Astral Superior, tendo este maiores possibilidades de baixar até à corrente.


Embora a nossa referida Casa RC - Filial Seixal, seja muito pequenina, no seu tamanho físico, todos que nela penetram, são unânimes em afirmar que ali se sentem como se de uma grande casa se tratasse, dado os benefícios que obtêm com a sua frequência.


RACIONALISMO CRISTÃO – FILIAL SEIXAL – 101º. ANIVERSÁRIO do RC
Por: Aida Almeida Lopes da Luz




◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Corroios, 15 de Novembro de 2010

Estimados Assistentes.
Queridos Companheiros.

Mais uma comemoração, por mais um Aniversário de ascensão a Filial, desta nossa humilde Casa Racionalista Cristã.

Neste ano que estamos comemorando o CENTENÁRIO DA NOSSA QUERIDA DOUTRINA, achamos ser hora de fazer uma reflexão consciente do nosso passado, passado este que nos parece ter tido seu início há pouco e já lá vão 6 anos.

É assim, quando se trabalha, dando todo o nosso amor, no desempenho de um labor consciente e que sabemos ser de toda a necessidade para nós e para a humanidade em geral, o tempo passa rápido e sem o sentirmos passar, quando damos por ele já lá vai um acumular de anos.

Costumamos referir-nos a esta Casa como a nossa “pequenina grande Casa”. Pequenina no seu tamanho físico, mas enorme no que representa para a espiritualidade, nossa e da Humanidade em geral.

Quando nos lembramos de nosso começo, vem-nos à ideia, cada passo dado por cada um dos primeiros militantes, daqueles que adaptaram este espaço, sempre com coragem, paciência e alegria, por sabermos que estávamos fazendo algo que nossa consciência reclamava.

Pessoalmente, sabíamos que era um grande passo que estávamos dando, mas tínhamos a noção exacta, de que era uma missão necessária que se fazia sentir, dentro de nosso “eu” mais profundo e o tempo estava passando veloz, o que nos despertava nosso sentir, para a urgência da abertura de um caminho, que não era só para nós, mas, principalmente para aqueles que necessitavam de um conselho amigo, de um lenitivo para as suas dores.

Foi assim que nosso pequenino núcleo se entregou, a todas as tarefas necessárias, fazendo mesmo o que nunca pensavam ser possível fazer.

Havia uma meta a atingir e por isso não podíamos deixar para o dia seguinte, o que devia ter sido feito no dia anterior.

Como nos sentíamos recompensados com cada pormenor conseguido, como que de grande feito se tratasse.

Agora, decorridos estes 6 anos, sentimo-nos orgulhosos, no bom sentido, ao vermos que tantos outros companheiros se nos juntaram, tornando assim possível, recebermos, em nosso seio, todo aquele que precisa de um conforto, de uma palavra amiga.

Para os militantes não há distinção de raças, de classes sociais, apenas queremos que venham com a compostura, decência, boa vontade, em estarem compenetrados, para aprenderem e contribuírem para que haja no salão, a calma, o silêncio, a paz necessária a uma boa concentração, para um trabalho espiritualista desta envergadura.

Quando vimos que a nossa vida física está a aproximar-se do fim e já não podemos ter as mesmas actividades de outrora, sentimos essa diferença, com certa saudade, mas, com a consciência tranquila do dever cumprido, que nos ajuda a continuar caminhando e onde quer que estejamos, fazermos algo de útil que ainda nos seja permitido.

Sabemos que nunca devemos desistir e assim sendo queremos continuar até ao nosso último minuto, desde que tenhamos a felicidade de estarmos de posse de nossas faculdades mentais. O corpo, esse é matéria e se vai degradando, mas temos que tentar viver o mais possível, para atingirmos a meta com responsabilidade e valor, e, se possível, com alguma actividade útil.

Quero, agora, tocar num ponto de extrema importância e que gostaria que pensassem, com carinho, neste meu apelo.

Se chegamos até aqui, com tanta “desenvoltura” e podemos até dizer com “sucesso”, o devemos ao amor com que todas as lutas soubemos enfrentar, com a cumplicidade, solidariedade e muito amor de todos, a este “Bem Maior”, que é nossa querida Doutrina. Por ela vencemos barreiras, para com eficiência podermos ajudar aqueles que adentrassem a nossa humilde casa.

Portanto, o que vos peço, nesta hora, é que jamais deixem de ser amigos, não aceitem discórdias de qualquer ordem, não dêem ouvidos a maledicências, inveja, ciúmes, enfim, sejam honestos convosco próprios e defendam os valores da integridade moral, da amizade eterna.

Não pensem que estou pedindo muito, pois lembrem-se sempre que, para alcançarem mais um degrau na escala evolutiva, não podem ter um comportamento indigno. Não se esqueçam, também, que o orgulho prejudica a ascensão do espírito a patamares mais elevados onde reside a verdadeira felicidade.

Creiam que sempre estarei presente, em pensamento, e que me entristecerá muito, saber de alguma discórdia entre vós.

Muito obrigada por me ouvirem e queiram aceitar meu abraço fraternal de carinho a cada um de vós. Jamais vos esquecerei, mesmo que esteja, fisicamente, pouco tempo entre vós.

Felicidades possíveis a todos os Assistentes e Militantes.

AIDA ALMEIDA LOPES DA LUZ



◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Corroios, 24 de Maio de 2010

Caros Companheiros.
Prezados Assistentes.

Mais um ano se passou, concluindo assim 6 anos de existência desta nossa Casa Racionalista de Seixal.

Falando assim, faz-nos lembrar a criança que espera, com ansiedade e algum temor, a entrada na escola oficial, depois de ter saído da pré-primária.

Vendo bem as coisas, são situações idênticas, pois o espaço de 6 anos é pequeno, para qualquer um de nós conhecer bem, tudo quanto precisa aprender, para cumprir com seriedade e responsabilidade seu dever de Militante.

É um facto que há que começar de alguma forma, e por isso, para que hoje aqueles que sabem um pouquinho mais, estejam aptos a transmitir, pelo menos o essencial, o mais básico, tiveram que aprender com os mais antigos, o conhecimento da Doutrina, não quer dizer com isso com os mais velhos, mas sim com aqueles que tiveram oportunidade de aprenderem mais cedo.

Ou porque receberam ensinamentos ministrados por seus pais ou outros familiares que os acompanharam na infância e adolescência, ou porque seu ego acusava ensinamentos já absorvidos em encarnações pretéritas, e, ao quererem aflorar, despertavam a necessidade de ler alguns livros, para cimentarem conhecimentos que lhes permitissem acordar o que estava neles adormecido, para que lhes franqueassem as portas para vir à luz do dia o que tinham “escondido”, em seu acervo espiritual, mas se encontrava pronto “a emergir”.

Quando aqui iniciamos, alguns de nós já tínhamos um curriculum bastante razoável, pois de há longos anos atrás, vínhamos estudando a Doutrina e alguns até estávamos acostumados a praticá-la, diariamente.

Foi assim que se tornou possível treinar um grupo, inicialmente pequeno, em número, mas “enorme” na sua ânsia de aprender, para a outros poderem passar a palavra.

Como o cântaro que vai à fonte, buscar a água necessária a mitigar a sede de quem o transporta e do seu agregado familiar, cada um de nós vinha também, diariamente, com o intuito de beber dessa água cristalina, que além de melhorar seu viver e daqueles que com eles conviviam em seus lares, ainda ajudava que a Humanidade em Geral, de alguma maneira, fosse beneficiada.

Amigos, quanto mais aprendemos, mais temos a aprender e nunca, podem estar certos disso, saberemos tudo. Será já muito bom que consigamos, a cada dia, aprender um pouquinho, que vai sempre pesando um pouco mais na balança, que um dia terá de estar aferida de forma a pesar, com exactidão, nossos débitos e nossos créditos, que traduzirão nossos feitos e nossos fracassos.

O mundo em que vivemos está, como sabem, em estado deplorável e será muito difícil mudar a presente situação, se não levarmos em conta, que não podemos esperar pelo parceiro para encetar uma nova vida.

Cada um de nós tem o dever de largar muletas, abster-se de pensar mal, deixar de gastar como milionário, quando seus proventos são de simples operário, deixar de camuflar conhecimentos que não têm quando procuram um emprego.

Sempre a verdade vence a mentira e como já dizia JESUS o CRISTO, que nos antecedeu e cuja Doutrina nossos Mestres procuraram implantar de forma simples para que todo o povo a pudesse entender:

“Só a verdade fará o Homem livre”.

Então, irmãos em essência que todos somos, sigamos essa máxima e procuremos aos poucos, ir mudando o mundo para melhor.

Uma gota de orvalho arrecadada, um grão de cereal ensacado, a cada passo e por cada Ser em Crescimento Permanente, será, certamente o início de um futuro “Silo” que há-de alimentar a Humanidade sedenta e esfomeada.

Pais que ora criais vossos filhos, passai-lhes ensinamentos conscientes, aconselhai-os a não pensarem que hoje é cedo ainda, podendo descurar essas preocupações, que devem pertencer aos mais velhos. Não, não os levem a pensar que terão muito tempo, muito tempo para “amealharem”.

Enquanto assim pensarem, como o tempo não para, os filhos crescerão e quando seus filhos nascerem, que Mundo terão para lhes entregar?

Sejam pais de filhos responsáveis que saibam preparar o futuro de seus próprios filhos!

Com esperança de um dia, não muito longe, o Mundo mudar, peço aceitem cada um de vós, meu Fraternal Abraço.

Aida Almeida Lopes da Luz



◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


Corroios, 16 de Novembro de 2009

Estimados Assistentes,
Caros Companheiros.

Esta data, 16 de Novembro, nos desperta com a carícia do amor, nos embala suavemente, como pétalas de flores, ao cair de uma tarde de Primavera.

Primavera sim, pois que poderemos dizer, quando ainda nos encontramos festejando, cinco pequenos anos de Plantio, regados a conta gotas por todos aqueles que, com desprendimento e generosidade, vêm caminhando ao longo dos estreitos trilhos de nossos talhões.

O tempo passou por nós e fomos, pouco a pouco, deixando um sorriso que aqueceu, uma palavra que elucidou ou fortificou alguém carente, uma lágrima que se transformou em gota da vida.

Todos nós somos parte integrante de tão querida pequena/ grande/casa e o conforto que ela nos transmite, dá-nos a certeza de que ela também é nossa, que connosco se firmou, connosco cresceu e com o esforço de todos nós, perdurará para sempre, mesmo quando já cá não estivermos, fisicamente.

QUE SEMPRE HAJA ALGUÉM QUE DIGA – “PRESENTE”!

Assim, só poderemos bendizer o dia em que nasceu, o dia em que despertou, para servir de colo a todos aqueles que a têm por mãe

Neste momento de elevação de pensamentos, de união num espiritual abraço, embora ausente, fisicamente, sei que por esse abraço estou abrangida e nele vos quero dizer apenas duas palavras, que para mim fazem toda uma diferença, quando vivemos sob a força de seus significados:

PENSAMENTO E CONSCIÊNCIA.

Se nosso/vosso pensamento, for estruturado de forma a cumprirmos nosso dia a dia dentro de suas bases mais sólidas, sabemos que o retorno será bom, mesmo que tenhamos que sofrer as vicissitudes da vida, saberemos sair delas e dar a volta por cima.

A nossa obrigação é não sermos egoístas e sim estarmos sempre prontos a ajudar quem de nós precisa, e, como sabem, isso por vezes nos trás sofrimento, mas ele é próprio deste mundo onde nos encontramos, a depurar nossos erros.

Há que saber dignificar nossos atos, ouvindo nossos pensamentos mais puros, embora o preço a pagar seja alto. Há que cumprir nossa missão a todo o custo, seja ela dirigida a uma missão na terra, no mar ou no ar, onde nossa presença seja necessária.

“PENSAMENTO” e “CONSCIÊNCIA”, nossas duas grandes armas, que devem estar sempre de perfeita harmonia, para surtir o efeito desejado.

Se com o pensamento conseguimos laborar o melhor que nos for possível, dentro da lei, da moral, da isenção, do exemplo que a todos queremos passar, o que poderemos dizer de nossa consciência?

Ela é o nosso juiz, o nosso professor, o nosso amigo, o nosso tributo final.

Sem auscultarmos a nossa consciência, que parece adormecida, mas sempre tem um “olho” aberto, nunca poderemos saber se estamos no caminho certo.

Porém, Meus Amigos, Meus Companheiros, temos que ser audazes, em nunca esconder de nós próprios o que essa nossa “consciência” nos quer dizer. Quer esteja apenas sibilando aos nossos ouvidos, como um saltitante passarinho, quer esteja desfilando perante nós, como um modelo em seu desfile, quer esteja de alguma forma nos alertando para algum erro cometido ou prestes a cometer, há que saber reconhecer os “sinais” que nos quer passar.

AÍ residirá nossa forma de vencer e prosseguir numa luta que, por mais titânica que seja, temos de a enfrentar. Jamais deveremos desistir do compromisso que assumimos perante o Astral Superior.

Quero finalizar, com duas frases que construí há dias, e, que, na sua simplicidade, podem traduzir o meu sentir.

“A Consciência está para nós como a balança de precisão está para o ourives. Basta que a ouçamos em toda a sua abrangência.”

“Da mesma forma, a balança dá ao ourives, a certeza do valor da jóia que quer avaliar. Está na sua consciência aceitar o veredicto.”

A todos vós aqui presentes, meu espiritual abraço.
Obrigada por vossa atenção.

Aida Almeida Lopes da Luz



◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


Corroios, 22 de Maio de 2009

PREZADOS ASSISTENTES
CAROS COMPANHEIROS E MEUS QUERIDOS AMIGOS

É com emoção que vos dedico estas singelas mas sinceras linhas, que espelham o meu sentir, num dia para nós marcado como “MUITO ESPECIAL”, já que estamos completando o 5º Aniversário de existência desta pequena/grande casa que a todos nós pertence e que a todos nós acolhe com amor cristão, quer sejam militantes ou assistentes estudiosos que têm como alvo se integrarem ao nosso grupo, quer sejam assistentes que procurem obter algum benefício ou apenas curiosos.

Temos como nosso dever a todos receber e tratar da mesma forma e o que nos faz sentir gratificados é ter a certeza que se fizerem bom uso do vosso livre arbítrio e adotarem nas vossas vidas a verdade como um princípio básico, procurando em todos os casos consultar vossa própria consciência, com honestidade, desenvolverão outros atributos que, no seu conjunto, irão valorizar o vosso carácter. E, um homem de carácter é um “Ser” já especial que se encontra mais próximo de alcançar a meta tão desejada, cuja recompensa é não ter mais de reencarnar neste planeta depurador.

Antigamente, 5 anos era o primeiro período de tempo merecedor de uma comemoração especial, um “LUSTRO”. Os mais novos não estão, certamente, acostumados a ouvirem e a empregarem este nome, mas nós, os mais velhos, não podemos esquecer o que aprendemos nos bancos da escola e nem os hábitos do século passado.

Normalmente sentimos o tempo passar muito depressa, pelo menos eu assim o sinto, mas hoje reflectido sobre todo o tempo decorrido ao serviço da Doutrina nesta nossa querida Filial Seixal, me deu a sensação de já ter passado muito tempo.

Analisando o porquê deste sentir, cheguei à conclusão de que tal se deve ao facto de termos começado com a casa praticamente vazia e hoje já termos uma boa frequência, chegando mesmo a encher.

Pessoalmente sinto falta de estar entre vós, fisicamente, mas, nessa impossibilidade, procuro estar presente em pensamento e isso nada nem ninguém me poderá impedir.

Quando se chega à 3ª idade nem sempre podemos continuar a fazer o que sempre fizemos. Há que enfrentar modificações imperiosas. Mas nada há a lamentar quando temos consciência de ter feito tudo que nos foi possível.

A Doutrina está em franca expansão e tomamos conhecimento, já nesta semana, que nos Estados Unidos da América já existe uma movimentação médica que está a estudar e a aconselhar a que os pacientes estudem também o Racionalismo Cristão. Um artigo sobre o assunto está sendo divulgado.

Costumamos dizer que nos devemos preocupar em passar os exemplos aos nossos filhos e netos, pois serão eles os jovens de amanhã, os novos dirigentes de Nações livres de conflitos e também daquelas onde grassam guerras, nas quais perdem a vida física, diariamente, imensos soldados, pessoas que não têm nada a ver com essas guerras e imensas crianças inocentes.

Por outro lado onde reina a paz, há outra espécie de crimes, também diariamente, vejamos o exemplo no nosso próprio País.

É por isso que apelamos aos pais que procurem ser pais responsáveis na formação de seus filhos, tendo cuidado em serem pais presentes.

Os problemas das drogas e das doenças sexualmente transmissíveis, devem ser encarados como uma realidade que, a qualquer hora, pode acontecer no lar de qualquer um de nós.

Os roubos são uma constante e não podemos fechar os olhos, pensando que só acontecerá aos outros.

Irradiemos pelos pais e professores para que se mentalizem em ajudar seus filhos e alunos, mudando comportamentos e procurando dialogar sobre qualquer assunto, sem tabus a formarem barreiras intransponíveis.

Há que dizer não à corrupção e fazer por evitar que os nossos jovens frequentem certos ambientes, a horas impróprias, onde podem encontrar uma desencarnação prematura.

No século passado era frequente ouvir-se dizer:

“A 2000 chegarás, de 2000 não passarás.”

Uma frase sem lógica dita por pessoas supersticiosas ou dadas a poucas reflexões.

Pensando com lógica, analisando verdadeiramente seu significado, seria fácil entender a mesma frase numa outra perspectiva.

Teria mais lógica fazer outra leitura que daria lugar a um entendimento totalmente diferente.

A vivência que se tinha até ao fim do século passado, viria a ser completamente diferente daquela que se passaria a ter no século presente.

Este século que estamos vivendo, tem sofrido alterações diversas e mudanças de comportamentos, desde o seu início, e, continuará tendo, até ao seu términus, que terá lugar em 31 de Dezembro de 2999.

Há, pois, necessidade de apoiar essas crianças que já nasceram neste século e que continuarão nascendo, transmitindo-lhes o conhecimento que já temos, pois elas serão as responsáveis pelas mudanças a operar no mundo, tendo que encarar toda a sorte de desafios no futuro que se aproxima.

A ELAS dirijo minhas vibrantes irradiações, que consigam melhorar aquilo que nós não conseguimos.

Para elas vão minhas esperanças de formarem um Mundo Novo, sem guerras, mais justo, mais saudável, onde cultivem o verdadeiro AMOR ESPIRITUAL.

Os meus sinceros agradecimentos pela vossa atenção e queiram aceitar meu abraço amigo.

Em 22 de Maio de 2009.

Aida da Luz



◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


Filial Seixal, em 23 de Maio de 2008

Senhores Assistentes.
Amigos e Companheiros de luta.

Como vem sendo habitual, cumpre-me dedicar-vos algumas palavras.

Palavras de saudade por não poder estar presente, fisicamente, mas vos asseguro que, espiritualmente, estarei junto de cada um de vós, e tendo todos ao meu redor, em pensamento, meu espírito vibrará fortemente, com a emoção de estarmos comemorando uma data para todos nós muito significativa, pois ela representa um sonho tornado realidade. Éramos apenas um pequeno grupo mas o sonho era enorme e parecia às vezes difícil de realizar.

Porém, como sabemos, quando empregamos toda a nossa vontade na realização de algo superior, como é o caso da criação de uma Casa Racionalista Cristã, os obstáculos são ultrapassados, nem que seja a duras custas. Mas, o trabalho realizado com carinho, amor, constância e confiança, se desenvolve e obtém o resultado esperado por aqueles que o operam.

O tempo passou, os anos correram, e, especialmente este, me tem parecido ter sido mais pequeno, facto que me tem causado confusão e me tem feito pensar, e até tecer comentários.

Porém, segundo o físico alemão, W. O. Schumann, o coração no interior da terra bateu, por longos milhares de anos, numa mesma cadência, o que fazia com que houvesse um relativo equilíbrio ecológico.

Ultimamente, essa cadência disparou, e daí surgiram desequilíbrios ecológicos diversos, como perturbações climáticas, maior atividade dos vulcões, diversos comportamentos desviantes, etc.

Devido a essa aceleração, a jornada de 24 horas terá passado a ser menor.

Muitos pensam que seja apenas uma ilusão. Eu, pessoalmente, acredito que esta alteração tenha uma base verdadeira, nesse transtorno da ressonância Schumann.

Para não vos tomar mais tempo, não posso entrar em mais detalhes, mas chamo a vossa atenção para o estudo, principalmente dos jovens, que no futuro terão a responsabilidade de estudar e fazer cumprir regras, que possam alterar estas situações, criadas pela má gerência dos homens, e principalmente pela falta de amor e a pressa em tudo criarem e vencerem, pensando apenas no seu bem estar actual, sem a preocupação que deveria ser constante com as futuras gerações.

O Racionalismo Cristão tem, pois, muito a ensinar às criaturas, para, mediante os conhecimentos doutrinários e seus princípios, aprenderem a mudar suas vidas, rumo a um futuro que se torna indispensável, se quisermos que a Humanidade continue e melhore suas condições de vida.

Com minhas vibrantes irradiações a nossos Mestres Astrais Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz, António Cottas e nosso Presidente Astral José Cardoso Pires, abraço-vos fraternalmente.

Aida Almeida Lopes Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Aos 25 de Janeiro de 2008.

Caros Companheiros
Prezados Assistentes

Em 26 de Janeiro de 1910, o Planeta Terra ganhava uma nova vida, uma fonte de energia pronta a distribuir Luz e Calor por toda a Humanidade.

Os Grandes Mestres Espiritualistas Luiz José de Mattos e Luiz Alves Thomaz, Portugueses de Nascimento, radicados no Brasil, fundaram a nossa querida Doutrina “O Racionalismo Cristão”.

Ao aniversariar os 98 anos de seu nascimento, não podemos deixar de prestar nossa Homenagem a seus Fundadores, por tão bela Herança que nos deixaram.

Durante três Quartos de Século ela foi quase que desconhecida. À excepção do Brasil, a maior parte dos países nem sequer tinha ouvido falar do Racionalismo Cristão.

Porém o tempo passou, e ela foi consolidada pelo nosso Mestre António Cottas, que lhe deu um novo impulso, entrando numa nova era, com a criação de Correspondentes e Filiais no Brasil e Exterior, passando mais tarde à fase de divulgação, tendo nessa altura no seu Comando o Nosso Presidente Perpétuo Dr. Humberto Machado Rodrigues, coadjuvado pelo Nosso Presidente em Exercício Dr. Gilberto Silva.

Todos Eles estão de Parabéns, as sementes plantadas têm dado bons frutos, e, se antes era uma Doutrina desconhecida, hoje não se pode dizer o mesmo.

Cada vez mais as pessoas vão tendo acesso a Casas Racionalistas, ao Jornal Mensal “A Razão”, e, através da Internet, dispõem da Rádio “A Razão” para ouvirem durante 24 horas por dia, cujas emissões, para além da boa música que serve como uma ferramenta de trabalho, proporcionando um bom ambiente a quem está trabalhando, transmite, de quando em vez, saudáveis conselhos e esclarecimentos que nos ajudam a aprender a viver uma vida mais correta e feliz.

Através da Internet têm disponíveis, no site da Doutrina, diversos links, onde podem ler ou baixar, sem qualquer despesa, diversa literatura, bem como diversas gravações de eventos e esclarecimentos sobre a mesma, para além da gravação da Limpeza Psíquica.

Às sete horas da manhã e às oito horas da noite poderão acompanhar a Limpeza Psíquica, em direto do Brasil, pela Rádio “A Razão”. Não esquecer, porém, que sendo possível, é sempre melhor assistir a sessões numa Casa Racionalista Cristã.

Pela internet, podem ainda assistir a alguns eventos pela TV “A RAZÃO”, inaugurada ultimamente.

Amigos, faltam apenas dois anos para que seja completado um século de existência da Doutrina da Verdade, uma nova Filosofia de Vida adaptada ao nosso tempo.

É tempo de estudar, trabalhar, cumprindo nossos deveres, e preparando-nos para essa grande efeméride.

Aida Almeida Lopes da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Corroios, 16 de Novembro de 2007

Estimados Assistentes,
Caros Companheiros de Doutrina.

Mais um ano se passou após a ascensão a Filial desta nossa/vossa humilde Casa.

Casa que todos muito amamos por aquilo que ela significa para nós.

Nela nos recolhemos, retemperamos nossas forças para continuarmos travando muitas vezes árduas lutas, ela é como uma fonte de água cristalina, onde vimos matar nossa sequiosa sede.

Após um dia de trabalho intenso, vem o Ser cansado, às vezes até triste, por ter presenciado actos menos dignos, ou preocupado pela doença de um ente querido. São tantos os motivos que levam a criatura a se preocupar.

Cabe, pois, àqueles que fazem parte da Militância, receber todos que aportam a esta casa, com atenção, com carinho, com amor cristão, embora com uma disciplina rígida, pois ela é necessária. Creiam que sem disciplina, nada de bom se consegue. Ela está para cada um de nós, como o alicerce para a casa que nos abriga.

Se os alicerces mantêm o edifício erguido, assim também a disciplina mantém cada um de nós, quais postes fixos, fortes e inabaláveis à violência das tempestades que muitas vezes tendem a assolar-nos.

Desfraldemos as velas ao vento da compreensão e da aceitação dos princípios, que devem reger todos os nossos atos, nossas ações, nosso caminhar pelas encruzilhadas da vida, neste Planeta depurador, e, comandemos nossas embarcações.

Só assim nos beneficiaremos a nós próprios, e estaremos em condições de ajudar o nosso próximo a encontrar também o seu verdadeiro caminho, rumo à evolução

Sejamos pólos de atração ao serviço do Astral Superior, para que todos nós possamos sentir-nos realizados e merecedores de, rapidamente, atingirmos nosso lugar no pódium da vitória.

Uma vez aqui, há que esquecer tudo e todos que disserem respeito à nossa vida material, entregando-nos ao cumprimento de nossos deveres com a vida espiritual. Jamais deveremos esquecer, que as duas vidas, material e espiritual, devem andar no mesmo ritmo, e, paralelamente.

Esta casa é uma escola preparada para receber alunos e professores, crianças e adultos, pais e filhos, apenas se espera que tenham o devido respeito entre todos, e considerem que ninguém é superior a ninguém, que todos estão sujeitos a errar, e, que para isso todos estamos encarnados.

O êxito está em errarem cada vez menos. Todos têm de chegar ao mesmo patamar de conhecimentos, e isso leva seu tempo. Uns estão mais atrasados do que outros, e, há que seguir caminho, procurando eliminar obstáculos, desenvolvendo seus conhecimentos sobre sua composição Astral e Física, tendo a noção exata do que são como Força e Matéria.

O exemplo é a força motriz que incita o homem a entrar no caminho correto. Por isso insistimos que, pais e professores têm a grande responsabilidade de ensinarem a seus filhos ou a seus educandos, a forma de se comportarem com eles próprios e com os outros. Há que primar por uma consciência tranquila que só o cumprimento do dever proporciona.

Amigos militantes, estais todos de parabéns pelo que tendes feito, e nossos sinceros votos vão para que assim continuem, desbravando os matagais da intolerância e do desamor. Que vosso farol continue iluminando caminhos, por onde passam as criaturas, espancando as trevas da ignorância que a todos vinham cegando possibilitando-lhes, assim, uma vida mais feliz.

Que felicidade sentimos ao constatar que começamos algo tão grandioso, e, que sendo obrigados a nos afastar, devido ao depauperamento de nossa já desgastada matéria, outros companheiros e companheiras se levantaram na nossa retaguarda, e tão bem estão cumprindo suas missões.

Continuem assim vosso trabalho para bem próprio e de toda a humanidade. Quando uma Casa Racionalista Cristã se abre, jamais deverá ser encerrada. E um ponto de honra para todos nós.

Parabéns pela data festiva que estais comemorando, e continuem progredindo sempre assim.

Com as vibrações de nossos queridos e sempre lembrados Mestres, António Vieira, Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e António Cottas, e de nosso Presidente Astral José Cardoso Pires, apresentamos nossas saudações fraternais.

Aida Almeida Lopes Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Miratejo, 25 de Maio de 2007
Estimados Assistentes
Caros Companheiros de Doutrina

Estamos comemorando o 3º Aniversário de Fundação de Nossa/Vossa Casa.

Nossa/Vossa Casa, porque outro não é o propósito daqueles que se propõem a fundar uma Casa Racionalista Cristã.

Aqueles que assim procedem, têm um ideal. Ideal de criarem um espaço ímpar, onde todos os seres possam encontrar-se a si próprios, em perfeita harmonia e paz, onde impere a ordem e disciplina, buscando a perfeita sintonia com as Forças do Astral Superior.

Muitos ao chegarem a uma Casa Racionalista, na maior parte das vezes movidos pela dor, e, alguns até pensando que nela se operam milagres, desconhecendo-se, completamente, como Força e Matéria, e, não tendo a mínima noção de que são, como aliás todos os “Seres” em evolução neste Planeta Terra, pequenas partículas, provindas do Grande Foco, portanto com uma origem comum, e, assim iguais em essência.

Todo aquele que chegando, se identifica com o ambiente e resolve continuar tornando-se aos poucos um estudante trabalhador e meticuloso, vai aprendendo e acumulando sabedoria. Chega o dia em que jamais quererá se afastar, por ser este ambiente, o que algo diz à sua alma já desperta para verdade.

Estará assim no bom caminho, e, sendo ele o principal beneficiado, é facto que também está trabalhando em prole da Humanidade em Geral. Isso lhe proporciona uma grande alegria e cada vez mais responsabilidade em continuar em frente, rumo a uma evolução que busca incessantemente.

Para esses chegou sem dúvida o momento certo!

Porém, existem também aqueles “Seres” que não estão ainda prontos para entenderem o que são como Força e Matéria, aceitarem princípios, disciplinarem-se, respeitarem-se a eles e aos outros, e, para além de não quererem continuar, ainda querem desviar os que estão no bom caminho.

Esses nos causam tristeza, mas não devemos lamentar, pois ninguém chega, em definitivo, antes da hora certa.

Há, entretanto que ter cuidado com eles, e, nos estamos referindo aqueles que já estão fazendo parte do pelotão de Soldados do Bem, que são, efetivamente, todos aqueles que constituem a Militância de uma Casa Racionalista.

Esses têm que ter cuidado em não se deixarem desviar.

Durante estes três anos, Militantes conscientes, compenetrados de suas obrigações, fizeram por se esclarecer cada vez mais, tendo procurado esclarecer outros que necessitavam de ajuda.

Esses certamente estarão felicíssimos, face à satisfação do dever cumprido!

Nós, pessoalmente, tivemos que nos afastar, face a problemas de saúde, e, isso nos causou bastante mágoa. Porém, sabemos que não existem milagres e por estarmos sujeitos às contingências da Vida Física, o que temos a fazer é aceitarmos novas vivências e não nos descurarmos com aquilo que aprendemos e porque lutamos tantos anos de nossas vidas, com toda a nossa força e convicção espirituais.

Assim o tempo passa, de outra maneira estaremos nos beneficiando a nós próprios e aos nossos iguais.

Felizmente, houve, nos últimos anos, grande desenvolvimento na expansão e divulgação da Doutrina.

A partir da Casa Chefe., iniciaram-se “démarches” que, rapidamente, se constituíram em novas possibilidades de disseminação da Doutrina, através de meios de comunicação antes não utilizados.

Esforços empreendidos pelo nosso Presidente Perpétuo Dr. Humberto Machado Rodrigues e pelo nosso Presidente em Exercício Dr. Gilberto Silva, que contaram com o apoio de outros companheiros abnegados, possibilitaram-nos uma ligação à Doutrina de 24 horas sobre 24 horas.

Temos emissões radiofônicas para todo o Universo através da Rádio “A Razão”, que completou no dia 20 de Maio seu primeiro aniversário.

Através do Estúdio Felino Alves de Jesus, esse grande espírito que em sua vida física sonhou com a fundação de uma rádio, podem todos que assim o desejarem, acompanharam sessões de limpeza psíquica de manhã e à noite, às 07,00 horas da manhã e 08,00 horas da noite, horário Português.

Durante o dia todos podem acompanhar seu trabalho diário ao som de boa música, ouvindo ainda esclarecimentos diversos nos intervalos.

Alguns esclarecimentos já são prestados em língua estrangeira.

Às Terças Feiras, apelidadas de “nobres”, às 24,00 Horas de Portugal, 20,00 Horas do Brasil, pode assistir-se a sessões de 60 minutos, ouvindo-se, após a limpeza psíquica, conselhos, noticias diversas, e entrevista com o nosso Presidente em Exercício Dr. Gilberto Silva, que nos põe a par de atos Doutrinários através do MUNDO. No fim há sempre a leitura de uma comunicação do Astral Superior.
O Jornal a Razão pode ser agora adquirido em bancas de jornais.

A Internet oferece-nos através dos sites da Doutrina leituras gratuitas do Jornal “A RAZÃO”, da maior parte dos livros da Doutrina, para além de diversa literatura Racionalista publicada na Gazeta. Tem ainda em arquivo diversas gravações de programas de rádio e outras.

Também através de seus próprios sites já nos disponibiliza históricos de diversas Casas Racionalistas.

Queremos contudo chamar a vossa atenção para o facto de, sempre que possível, assistirem às sessões em Casas Racionalistas Cristãs, pois é através delas que há uma melhor higienização da Humanidade.

Expressamos pois, aqui e neste dia, tão importante para todos nós, os desejos de que esta Casa continue servindo a todos os necessitados de um carinho, de uma palavra de amor cristão, passando o exemplo da fraternidade entre os povos.

PARABÉNS A TODOS!

Com a vibração de nossos pensamentos aos nossos imortais Mestres: António Vieira - Luiz de Mattos - Luiz Alves Thomaz - António Cottas e Nosso Presidente Astral José Cardoso Pires, sigamos em frente, rumo a um MUNDO NOVO.

Aida Almeida Lopes da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Corroios, 16 de Novembro de 2006

Prezados Assistentes,
Caros Companheiros de Doutrina

Há dois anos, a nossa modesta Casa foi elevada a Filial. Depressa o tempo passou, e, muito embora nos pareça termos aberto, ainda ontem, a porta pela primeira vez, esse dia já vai ficando para traz, embora ainda sejamos como crianças na primeira infância e na aprendizagem de uma nova vida.

Diariamente vão surgindo factos novos, novas histórias de vida de criaturas que clamam por estabilidade, sem saberem como proceder frente às adversidades da vida, muitas delas desanimadas e confusas por se sentirem incompreendidas ou marginalizadas por aqueles a quem devotam amizade, carinho ou amor sincero. Pais injustiçados ou injuriados pelos próprios filhos, filhos abandonados por pais irresponsáveis, muitas vezes prepotentes, criaturas que necessitam angariar o seu sustento e lhes falta o emprego necessário, doentes do corpo e do espírito necessitando mesmo encontrar-se a eles próprios, no mar tempestuoso da existência.

Enfim, problemas de toda a sorte nos são comunicados, esperando uma palavra amiga de conforto e uma luz pequenina que seja, para poderem trilhar uma nova vida onde haja a esperança em dias melhores.

É, de facto, toda a Casa Racionalista uma Escola que diz presente em todas as horas, quer sejam boas ou más. Ensina como vencer as agruras da vida, transforma o medo em coragem, através dos conselhos sábios existentes em seus livros e pelas palavras amigas e desprovidas de qualquer interesse material de todos que fazem parte do corpo de militantes.

Gostamos de primar pelo exemplo, nunca negando o auxílio a quem necessita, mas com clareza, constância nos concelhos ministrados, indicando uma disciplina a ser seguida que sabemos ser rígida, mas necessária. Afinal não é o nome da Doutrina, "Racionalismo Cristão"?

Tudo que é racional é regido por princípios, por uma forma correcta de proceder. Cada qual deverá trabalhar para prover o seu sustento e dos que dele dependerem, com dignidade e honestidade. Há que estudar para aprender, para evoluir nos conhecimentos adquiridos nesta encarnação, os quais se irão reflectir em encarnações vindouras, assim como se estão reflectindo na presente encarnação os conhecimentos trazidos de encarnações pretéritas.

Não temos por hábito desculpar vícios ou acalentá-los, por serem eles prejudiciais aos que querem evoluir. Entretanto, sabe o verdadeiro racionalista cristão reconhecer todo aquele que tem um comportamento digno e merecedor de ser seguido, e, a esses sabem os militantes incentivá-los a continuarem na senda do progresso material e espiritual, transmitindo-lhes conforto e carinho para, com sua ajuda, poderem continuar pautados numa conduta irrepreensível.

Estão chegando os 100 anos da implantação da Doutrina Racionalista Cristã no Planeta Terra, pelos nossos imortais Mestres Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz, em 1910. A Luiz de Mattos devemos sua codificação. Ao Mestre António Cottas devemos sua consolidação.
Agora, encontra-se a mesma em fase de divulgação e expansão e são principais obreiros nesta etapa o nosso Presidente Perpétuo Dr. Humberto Machado Rodrigues e nosso Vice-presidente Dr. Gilberto Silva.

Cabe-nos a nós, estudiosos militantes, apoiá-los em tão grandiosa Doutrina que não é mais do que a continuação da Doutrina de Verdade, já proclamada pelo grande espírito de Jesus o Cristo.

Entretanto, muitos de nós estamos chegando ao fim de nossas vidas físicas e há necessidade de material humano jovem para continuar aquilo que muitos fizeram antes de nós e nós continuamos fazendo.

Com a propriedade que nos é reconhecida pela idade de avós e bisavós vos queremos incentivar para que continuem nossa obra.

Estamos cientes de que já existem muitos jovens a interessar-se pela Doutrina e que a mesma já conta com Presidentes de Casas Racionalistas bastante mais jovens do que nós mas a obra necessita expandir-se e há que mais jovens se juntarem a nós.

Que todos tenham até ao último minuto de suas vidas o senso de responsabilidade, nunca abandonando o barco. Muitos pensam que, por serem velhos, já nada, ou muito pouco, podem fazer.

Não é verdade! O pensamento não envelhece e enquanto se tem a mente consciente e pronta a esclarecer-se e esclarecer os outros há sempre algo a fazer.

Mesmo quando não mais se puderem levantar, se a cabeça funcionar bem, poderão, pela palavra escrita e falada, trabalhar muito em prol da Doutrina.

Quando as mãos já não segurarem um lápis ou uma caneta, mesmo assim, não se deixem ir abaixo. Não se entreguem ao desespero! Podem falar através dum microfone e as vossas palavras serem escritas através de um computador.

A tecnologia está aí para ser por nós utilizada, e, há que dar-lhe o uso devido, principalmente para desenvolvimento de todo o Ser Humano, rumo a um futuro que se mostra promissor no que concerne a esclarecimento.

Hoje, só não se esclarece quem não quer. Através da Rádio "A Razão", em emissões diárias de 24 Horas, pela Internet, através dos sites da Casa Chefe e de todas as Filiais e Correspondentes espalhados pelo mundo afora, pelo Jornal "A Razão" e ainda através de Livros publicados e a baixar pela Inrternet se pode estudar e tomar conhecimento, diariamente, de todos os passos dados pela Doutrina em todo o Planeta.

Há pois que saber tirar partido dos meios postos à nossa disposição e procurarmos fazer de cada dia o dia mais feliz que pudermos.

Podem estar cientes de que só se sentirão bem se não desfalecerem e levarem à frente o vosso empenho em se esclarecerem não num sentido egoísta de apenas tirar proveito próprio mas sim dirigido a um aproveitamento colectivo visando o beneficio do TODO, que é onde nós todos nos haveremos de reunir quando atingirmos o mais alto grau de evolução.

Até lá seremos partículas da Inteligência Universal em evolução. Portanto há que sermos responsáveis e não andarmos por ver os outros andarem. Raciocinemos cada um por si, e, todos em conjunto, sem egoísmo, sem idolatrias, mas conscientes, com o firme propósito de atingirmos no mais curto espaço de tempo possível, esse lugar mais alto na escala da evolução, onde todos seremos um só.

Elevemos, pois, nossos pensamentos mais nobres aos imortais mestres Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e António Cottas, e, ao nosso Presidente Astral José Cardoso Pires, para que possamos ter discernimento suficiente para sabermos conquistar nossa hora de glória.

Aida Almeida Lopes da Luz


.◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Miratejo, 26 de Maio de 2006

Estimados Assistentes
Caros companheiros de Doutrina

É sempre com emoção e redobrada alegria que chegamos ao términus de mais um ano de trabalho espiritualista. Desta vez estamos comemorando o segundo aniversário da Fundação desta nossa humilde casa, onde a todos estamos sempre prontos a receber com toda a nossa franca amizade, tendo como objectivo primeiro esclarecer sobre a nossa Doutrina Espiritualista, a qual é imensamente vasta, profunda e eclética.

Queremos neste momento de alegria, vibrar convosco num grande abraço fraternal, em sintonia com toda a Plêiade do Astral Superior.

Foi para nós um ano de bastante trabalho mas se assim não fosse sentiríamos, certamente, o vácuo da inoperância. O trabalho fortalece, dando-nos alento para continuar sempre em frente, podendo vislumbrar a contrapartida que, no nosso caso, é a favor de todos nós e do "TODO" em geral.

Se para nós houve todo um trabalho de equipa a desenvolver, do qual constatamos ter conseguido algumas vitórias, "as possíveis no nosso caso", a nível Mundial foi um ano muitíssimo edificante o que nos enche a todos de orgulho.

Vimos, através da Internet e a partir da Casa Chefe, diversos esforços empreendidos para que a divulgação e expansão de tão bela "Doutrina" fossem levadas a bom termo, mediante inovações levadas a efeito, dando satisfação aos ideais do nosso Presidente Perpétuo Exmo. Senhor Dr. Humberto Machado Rodrigues, o qual contou com a boa vontade, sabedoria e eficiência do nosso Vice-Presidente Exmo. Senhor Dr. Gilberto Silva, seu companheiro e amigo de todas as horas, além de contribuições preciosas de mais membros, amigos fiéis e dedicados, que não pouparam esforços para a concretização dos projectos levados a cabo.

A divulgação que o Racionalismo Cristão conseguiu pois alcançar, não se resume só a comunidades que falam a língua Portuguesa mas também aquelas que se expressam em Francês, Inglês Holandês e Espanhol.

De realçar a visita do nosso Vice-Presidente Exmo. Sr. Dr. Gilberto Silva e Esposa à Europa e Cabo Verde. Quanta alegria levaram a todos os Racionalistas, que assim se sentiram mais unidos. Um sonho antigo que ora se concretizou.

Do Brasil para o Mundo foi possível criar emissões radiofônicas de 2ªas às 6ªs feiras, a partir das 20,00 horas de Brasília, podendo ser ouvidas em diversos pontos do Globo, em Português, pela Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, e, aqueles que a tal não tiveram acesso direto, puderam ouvir as gravações, em MP3, de todos os programas, através do site criado para o efeito em,

www.racionalismo-cristao.org.br/radio.rc.html

Entretanto, tivemos a grata satisfação de saber que no dia 20 deste mês de Maio, teve lugar a Inauguração do Estúdio Felino Alves de Jesus, cujas instalações ficam na Associação Cultural Maria Cottas (fundos da Casa Chefe), na Rua Zenóbio da Costa, 2 A- Rio de Janeiro - RJ.

Esta emissora de rádio funcionará 24 horas por dia e denomina-se "Rádio A RAZÃO". Através dela além de explanações, informações, crônicas, palestras e tudo o resto referente à Doutrina, deleitar-nos-á com a audição de boas músicas, que poderão ser escutadas enquanto estivermos trabalhando nos nossos computadores.

Que felicidade para o nosso querido "Felino Alves de Jesus" que idealizou a criação de um Rádio Racionalista Cristão, quando apenas contava cerca de 20 anos de idade na sua última encarnação.

Desde o início deste mês de Maio, passou a ser publicado, também na Internet, o jornal "A Razão", que, inclusive, conta com fotos a cores de eventos Racionalistas Cristãos.

Livros foram publicados, palestras e conferências foram efetuadas, reuniões de estudo tiveram lugar em diversas Casas Racionalistas , tudo para que haja uma melhor compreensão da nossa Doutrina e para que, futuramente, haja uma Base Cientifica que sustente a Verdade da nossa Doutrina Racionalista Cristã - Uma filosofia para o nosso tempo, que nos ensina a conhecermos como "Força e Matéria" e nos dá a razão da nossa estada neste Planeta, explicando a origem do homem, onde estamos e para onde vamos.

Esperamos assim que "A VIDA FORA DA MATÉRIA" deixe de ser um enigma para a maioria das pessoas. Sabemos que ainda somos poucos mas temos a plena certeza que não está longe o dia em que nossas fileiras estarão bem cerradas.

Mesmo assim estamos conscientes que muito ainda teremos de fazer, e seria bom que se começasse desde já.

Todos nós sabemos que nosso Mestre LUIZ DE MATTOS já dizia que o fim do século XX e o início do século XXI nos traria grandes desilusões, pois haveríamos de ver coisas completamente inesperadas, desastres de toda a espécie, enfim seria um autêntico caos.

De facto assim aconteceu, e, ainda acontecerá por muito tempo mais.

Porém, em algo se poderia ir pensando para fazer face a uma mudança que se faz sentir.

Há uns dias atrás, houve na Gulbenkian, em Lisboa Portugal , um Campeonato de Língua Portuguesa. Interessante a participação de pessoas de todas as idades motivadas pelo evento.

No final os melhores classificados tiveram direito a prêmios, entre os quais viagens ao Egipto a fim de conhecerem antigos monumentos, museus e a tão afamada Biblioteca ali existente.

Sem pretensões de comparação, lembramo-nos que algo no gênero, embora em ponto mais pequeno, poderia ser feito em diversas localidades, por exemplo nos "Centros de Atividades Sociais das Áreas de Residência", promovendo encontros onde se incentivassem os jovens, e, não só, a apresentarem planos de melhoramento nas áreas comportamentais, limpeza das ruas, beneficiações de parques de lazer, colocação de cartazes junto das Escolas e dos Ateliers de Tempos Livres, etc.

A juventude está revoltada, em vez de fazer algo em beneficio próprio e do semelhante, estraga cada vez mais o pouco de que dispõe.

Achamos que é altura de palestrarmos com eles sem exigir, mas mostrando as atitudes sãs a seguir e o proveito que daí podem tirar. Há que lutar para que a moral e as boas maneiras regressem ao nosso convívio.

Dando-lhes responsabilidade, criando um incentivo, talvez conseguíssemos ir mudando mentalidades.

Nas escolas deveria de haver um método diferente de falar com os alunos, ensinando regras através do diálogo e do exemplo, sem contudo impor credos, religiões ou mesmo a nossa Doutrina.

Eles haveriam de lá chegar por sua livre e espontânea vontade.

Numa primeira fase poderia haver uma má aceitação por parte dos educandos, mas competia aos educadores saber dar a volta, não se mostrarem ofendidos e serem perseverantes.

Quem ler o livro editado pelo Centro Redentor "Valorize sua Vida", verá na orelha da contracapa que diz que os artigos dele constantes deveriam fazer parte do curriculum escolar e dos textos a ler em casa. Isto porque apela à moral e são viver.

Talvez não haja já à venda, mas as Casas Racionalistas ainda devem ter exemplares para consulta.

Um outro livro que queremos focar, da autoria do nosso Luiz de Sousa "A MORTE NÃO INTERROMPE A VIDA" - Versão Internet da 9ª edição Impressa em 1993, tem um capítulo com o título "Esperanto". Pode ser consultado e/ou baixado na secção "Biblioteca". Aqui fica o nosso conselho para leitura e reflexão.

Na óptica daquele grande espírito, estamos na altura em que se devia pensar em ensinar essa língua universal, pois sabemos que para além do Português, Inglês, Francês, Holandês e Espanhol, muitos outros seres não têm acesso aos nossos livros, pois há muitos mais idiomas e dialectos.

Seria, pois, de toda a conveniência começar a debruçarmo-nos sobre a possibilidade de divulgar esse ensino.

Pessoalmente, quando estávamos em Cabo Verde , entre os anos 70 e 80 do século passado, quisemos fazê-lo num grupo de trabalhadores analfabetos e semianalfabetos. Achamos que poderíamos começar por ali, mas não conseguimos livros para aprender e ensinar e fomos obrigados a desistir.

Hoje, sabemos que no Brasil existe um curso. Que tal pensar-se em iniciar por lá? Os nossos irmãos em essência, que não têm acesso às outras línguas acima citadas, poderiam lucrar muito com essa aprendizagem que é considerada a língua universal do futuro.

Para terminar quero citar o livro "Folhas Esparsas" de nossa querida Maria Cottas - 6ª edição - 1971, que a páginas 65 escreve o Capítulo "A AMIZADE", antecedendo-o com uma frase de Cícero "Suprimir a amizade seria o mesmo que tirar o sol do Mundo".

No primeiro parágrafo diz-nos "MARIA COTTAS" :

"A amizade é uma jóia rara que torna feliz quem a possui."

Leiam o capítulo inteiro e verão o quanto vale a pena!

Termino fazendo votos para que a amizade impere sempre entre nós, e, com a vibração de nossos pensamentos aos nossos Imortais Mestres "LUIZ DE MATTOS", "LUIZ ALVES THOMAZ" e "ANTÓNIO COTTAS" e ao nosso Presidente Astral "JOSÉ CARDOSO PIRES".

Aida Almeida Lopes da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Corroios, 16 de Novembro de 2005

Caros Assistentes,
Caros Companheiros de Doutrina,

Nesta data, 18 de Novembro de 2005, estamos comemorando o primeiro aniversário da nossa Filial Seixal do Racionalismo Cristão.

Efetivamente, foi no passado dia 16 do corrente, data da carta da Casa-Chefe, que se completou um ano, mas foi determinado pelo nosso Presidente Físico que hoje, dia 18, por ser dia de sessão pública, e, por ser o dia em que poderão vir mais pessoas, realizaríamos a nossa sessão com uma comemoração cívico-espiritualista a fim de podermos tornar mais abrangente o nosso abraço espiritual.

Como deveis calcular, foi um ano de intensivo trabalho, tanto na organização material, como a nível de esforço espiritual, para nos organizarmos dentro da Disciplina e seus Princípios, para que tudo corresse normalmente, dentro dos parâmetros disciplinares.

Primeiramente, era nosso objectivo estarmos capacitados a todos receber em nosso seio, com carinho, com disciplina, como merecem todos que até nós vêm, tanto como cidadãos, como pessoas que buscam o esclarecimento, e, vêem na Doutrina uma forma de se modificarem e atingirem um novo rumo.

Devemos ter em conta que, por vezes, aparecem doentes que necessitam de apoio durante toda a sessão, e, mais tarde, começando a recuperar, têm que ter também um apoio permanente e efetivo, dentro dos conselhos ministrados pelo Racionalismo Cristão de forma a prosseguirem na sua cura.

Nessas alturas há que instruir também as pessoas que fazem parte de suas vidas diárias, acompanhando-os na sua reabilitação. Muitas vezes são pessoas que desconhecem completamente a Doutrina, e, têm que ser esclarecidas para prosseguirem no acompanhamento dos obsedados a seu cargo.

É sempre uma grande alegria quando vemos alguém chegando doente e vê-lo a recuperar, pouco a pouco, rumo a uma nova vida, mais saudável, mais consciente, deixando para trás vícios, modos de vida incorretos, tornando-se indivíduos de melhor trato com uma nova visão, começando a descortinar o que realmente são como "Força e Matéria".

Também há casos de doentes que começam a vir, mas depois deixam de o fazer, ou por eles, sozinhos, não o conseguirem, ou por os acompanhantes não terem a perseverança necessária. Para nós esse é, realmente, um motivo de tristeza, mas nada podemos fazer, uma vez que cada qual tem o seu livre arbítrio e nós só podemos interferir até onde nos aceitarem. Há sempre que nos desligarmos desses casos, pois outros nos esperam, e, cumpre-nos levar a luta em frente.

De qualquer forma este foi um ano muito positivo. Temos a alegria de ver nossa pequenina casa ir ficando sem espaço livre.

Todos os cantinhos estão sendo aproveitados para que mais seres possam ser recebidos.

Cada "Casa Racionalista Cristã" é uma escola de alto valor espiritualista.

Contrariamente ao que acontece neste mundo em turbulência, cada vez mais materializado, em virtude dos indivíduos quererem usufruir, em primeiro lugar, das facilidades que a avançada tecnologia lhes proporciona, e, esquecendo que o principal é o espírito e não a matéria, podemos considerarmo-nos como arquitetos ao serviço do Bem.

Um edifício, de grande porte, que leva muito tempo a construir, quando é abalado por fenômenos climáticos ou telúricos, cai repentinamente, desmorona, deixando apenas destroços, poeiras, e, na maioria das vezes, imensos corpos sem vida física, interrompendo, assim, uma trajetória evolutiva, tão preciosa para sua evolução espiritual.

Mas um edifício de cunho espiritual, como sói ser uma Casa Racionalista Cristã, esse não pode ser derrubado, se considerarmos que cada um de nós, "Racionalistas Cristãos" autênticos, nos constituímos em pólos de atração das Forças Superiores e, ao interrompermos nossa vida física, o cabedal de conhecimentos espirituais adquiridos, não sofrerá qualquer desgaste, enquanto a matéria se desagrega. O acervo espiritual de cada um ficará enriquecido pelo trabalho desenvolvido, e, somará os créditos daquilo a que fez jus.

Assim se compreende que o "Racionalismo Cristão" é uma Doutrina ímpar, que dá o valor a quem o merece na sua justa medida.

Tivemos a felicidade de ver mais instrumentos mediúnicos em desenvolvimento, e, assim vamos caminhando e progredindo devagar mas, como se costuma dizer, com os pés firmes no chão.

Esperamos que o novo ano que ora se inicia seja para nós a continuação de todo um trabalho do qual nos regozijaremos.

Que consigamos chegar até mais seres, esclarecendo-os, e, trazendo-os para o oásis do esclarecimento, onde penetra a luz da razão.

Não pouparemos esforços para irmos em frente, muito embora apareçam obstáculos, que temos a certeza serão sempre ultrapassados com denodo, e, temos esperança de que nossa palavra seja divulgada, trazendo, de futuro, a abertura de mais "Casas Racionalistas".

A todos, minhas cordiais Saudações Racionalistas Cristãs, elevando meus pensamentos aos nossos imortais Mestres, António Vieira, Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e António Cottas, e, ao nosso Presidente Astral, José Cardoso Pires.

Aida Almeida Lopes da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Corroios, 27 de Maio de 2005

Caros Assistentes,
Caros Companheiros de Doutrina,

Acabamos de completar o primeiro aniversário da fundação da nossa Casa Racionalista Cristã, que é mais uma escola que se propõe ministrar a seus alunos, lições de espiritualidade, a fim de ser mais um farol a iluminar a noite escura onde imperam as trevas da ignorância.

Nela se estuda a bela Doutrina implantada em 19l0 pelo nosso grande Mestre Luiz de Mattos, que quis deixar ao Mundo Terra uma Doutrina Filosófico-Cientifica, altamente vasta e eclética, como seu legado mais nobre, tendo como base os ensinamentos que há dois mil anos o Mestre Nazareno Jesus o “Cristo" quis passar à Humanidade.

Jesus, esse mais elevado espírito até hoje encarnado no planeta Terra, doutrinou os seus discípulos e o povo que o ouvia para que a ignorância desse lugar ao esclarecimento e, através dele, toda a população Mundial aprendesse a praticar um novo modelo de vida que lhes proporcionasse uma existência mais correta, onde os valores morais fossem respeitados e obedecidos, de forma a lhes ser possível ter a noção exata do cumprimento do dever e a satisfação de o haver cumprido.

Ele queria que todos se amassem como irmãos que somos em essência e assim nos comportássemos. Infelizmente, foi mal compreendido, e, dessa incompreensão resultou sua vida ter sido interrompida demasiado cedo.

Foi, pois, o Mestre Luiz de Mattos que 1910 que anos depois tomou a iniciativa de continuar a tão sublime missão estabelecendo Princípios Disciplinares que estão descritos no Livro Base o Racionalismo Cristão, os quais devem ser respeitados e seguidos por todos aqueles que querem dar ao "Mundo Terra", este Planeta depurador que transitoriamente habitamos, uma nova noção da vida.

Se vivemos intensamente a vida material é necessário sabermos e termos o real conhecimento de que temos outra a ser seguida e esta mais importante pois, não é transitória, mas sim eterna - a "Vida Espiritual".

Hoje, pois, todos os Racionalistas Cristãos convictos, cientes da finalidade de nossa Doutrina, queremos dar ao Mundo um "Novo Conceito do Universo e da Vida".

É assim que seus dirigentes físicos estão trabalhando, arduamente, na divulgação de tão nobre Doutrina. Para além de toda uma vasta literatura constituída por publicações em livros, dispomos do "Jornal "A Razão", da maior parte dos livros editados pelo Centro Redentor publicados na Internet, os quais podem ser baixados facilmente e gratuitamente. Isto para além de diversas leituras que podem ser feitas através de outras publicações na "Gazeta". Basta para isso consultar o site:

www.racionalismocristao.net

Para além das possibilidades de estudo, antes citadas, temos ainda a oportunidade de, querendo ser estudiosos da Doutrina, nos habilitarmos a fazer parte de um "cantinho muito nosso" na Internet, que dá pelo nome de "Raciona-Lista". Basta, para isso, pedir autorização através do mesmo site e por essa via podemos estar em contacto com todos os companheiros de Doutrina espalhados pelo Mundo, que dela fazem parte e que têm os mesmos objetivos:
"aprender e ensinar".

Há algum tempo foi criado um programa semanal numa rádio da Holanda pelo Sr. Vitorino Chantre, Presidente de uma das Casas Racionalistas Cristãs ali Sedeadas.

Hoje já existe um programa diário na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro (AM na faixa dos 1096 K Hertz).

O Programa do Racionalismo Cristão é apresentado pelo Radialista e Jornalista, Militante da Casa Chefe, Sr. Roberto Cid.

Através dele já pôde ser ouvida a voz do Vice Presidente da Casa-Chefe, Senhor Gilberto Silva, que foi o grande empreendedor deste feito, tendo contado com colaboradores que se dispuseram a enfrentar desafios de toda a ordem para que tal fosse possível.

Pena que a nós, ainda nos esteja vedada a audição, tão desejada, de uma rádio, mas contamos que, quando houver no Rio de Janeiro uma estação de rádio própria, aí possamos ter outras oportunidades de extensão a outros Países, e, então, certamente teremos a nossa própria oportunidade. Tudo vem a seu tempo e estamos certos que esse tempo virá.


Estimados Assistentes,
Queridos Companheiros,

É, assim que estamos trabalhando no "RACIONALISMO CRISTÃO - UMA FILOSOFIA PARA O NOSSO TEMPO"

Cada Casa Racionalista Cristã pois, que se abre, traz-nos sempre a certeza de que estamos contribuindo com a nossa quota-parte de responsabilidade na EXPANSÃO da nossa Doutrina.

Lembra-nos que como o bebé que é gerado com a atenção sempre atenta e permanente de seus progenitores, nós também há cerca de 18 meses começamos nossa gestação, e, para que a mesma tivesse êxito temos a certeza que fomos, permanentemente, acompanhados e vigiados pela Plêiade do Astral Superior, contando desde o início com a presença Astral de nosso Presidente Astral, José Cardoso Pires.

A 23 de Maio a gestação estava concluída (cerca de 7 meses). Poderíamos pensar até num parto prematuro. Efetivamente, começamos como Correspondente a 24 de Maio de 2004, e, como os prematuros que se desenvolvem, normalmente, mais rapidamente, nossa ascensão a Filial deu-se antes de 6 meses decorridos, ou seja a 22 de Novembro do mesmo ano.

Cientes de que no começo tínhamos que andar devagarinho, passo a passo, qual recém-nascido, passando a uma nova fase, assim o fizemos e aos poucos fomos formando a nossa, ainda, jovem Casa.

Hoje, estamos cada vez mais conscientes de havermos trilhado pelo caminho certo. Embora a estrada a percorrer seja muito grande, e, certamente, encontraremos muitos pedregulhos pelo caminho, também estamos certos de que, com o pensamento elevado, com firmeza, lealdade às Forças Superiores e aos nossos companheiros de luta, sem vaidade, ouvindo a cada dia as prestimosas lições do Astral Superior, cumprindo à risca os princípios básicos da Doutrina, assim como com sua severa mas necessária disciplina, sem pestanejar, nem com qualquer advertência nos magoarmos, mas estando sempre dispostos a ouvir para melhorarmos, havemos de conseguir levar adiante nossa obra e mais tarde deixar algo mais à posteridade.

Quem sabe, para além de uma Casa maior, não teremos, certamente, a felicidade de ver outras abrirem suas portas nesta Margem Sul do Tejo?

Entreguemo-nos, pois, ao trabalho que ele é digno e valoroso, e, como tal, merece todo o nosso empenho.

A todos os assistentes e companheiros, neste momento de comemoração, dedico, minhas saudações fraternais.

Aida Almeida Lopes da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Corroios, 24 de Maio de 2004

Caros Companheiros de Doutrina:

O dia de hoje, 24 de Maio de 2004, é para nós um dia muito especial, já que iniciamos os nossos trabalhos de limpeza psíquica neste que é o nosso ansiado "Correspondente do Racionalismo Cristão no Seixal - Área de Miratejo - Margem Sul do Tejo - Portugal".

De há muito tempo a esta parte, cerca de duas décadas, vínhamos ansiando por que este dia chegasse. Daí, nos sentirmos emocionados, felizes, em estarmos iniciando os nossos trabalhos, há tanto esperados, conscientes de que este será mais um "Farol" a marcar presença na grande caminhada, rumo à senda do progresso espiritual, já um pouco extensa, mas muito longe ainda de atingir o alvo desejado, que só será alcançado quando toda a humanidade chegar ao esclarecimento necessário.

Não podemos deixar de ter presente o dia 12 de Outubro do ano transacto, dia em que alguns de nós fizemos uma primeira reunião, para estudarmos as "démarches" necessárias à formação de um núcleo "Racionalista Cristão" nesta Margem Sul do Tejo, conscientes de que muitos seres necessitavam de esclarecimento, alguns ainda sem quaisquer conhecimentos doutrinários e outros já com um certo grau de esclarecimento, não tendo, porém, possibilidades de se deslocarem, diariamente, à "Filial de Lisboa do Racionalismo Cristão".

Sendo o pensamento uma "Força saturada de poder", quando o elevamos com toda a nossa irradiação ao Astral Superior, conseguimos levar a bom termo o que efetivamente desejamos, principalmente quando se trata de algo de índole elevada, que para além de nos beneficiar a nós próprios, traz o beneficio geral a toda a humanidade sofredora, onde imperam as desavenças, a maldade, a inveja, a vaidade, guerras de toda a espécie, fruto de um materialismo exagerado, por desconhecimento total da humanidade como "Força e Matéria".

Foi assim que, ao pequeno grupo que se reuniu, outros companheiros se vieram juntando, doando o máximo de si à Causa que todos nós abraçamos. Alguns destes companheiros contribuíram mesmo com sua mão-de-obra, deixando seus afazeres diários para segundo plano, a fim de se poder, no mais curto espaço de tempo possível, dispor de nosso salão em condições de iniciarmos nossos trabalhos diários.

Conscientes de que a natureza não dá saltos, sabemos que foi chegado o momento por que todos nós ambicionávamos.

Sentimo-nos todos regozijados por conseguir ter chegado até aqui, tendo vencido a primeira etapa num curto espaço de tempo, e estamos certos de que tal facto se deve a termos tido sempre o apoio do "Astral Superior", em todos os nossos passos.

Cientes ainda de que, na formação de um Centro, há sempre obstáculos de toda a ordem a serem vencidos, esperamos que cada um de nós, e todos em conjunto, nos proponhamos seguir sempre em frente, sem esmorecimentos, qual batalhão de soldados fieis à sua Pátria, que enfrentam qualquer desafio em sua defesa.

Somos todos soldados ao serviço de um "Mundo" que queremos "Novo", mas para isso teremos de cerrar fileiras, respeitando os "Princípios Doutrinários", fazendo com que o nosso exemplo sirva de guia aos vindouros, dando-lhes força e coragem para vencer, mediante um estudo que lhes proporcione um conhecimento que se impõe.

Mantenhamos sempre uma disciplina rígida, nunca deixando que algo estremeça o pilar que ora estamos alicerçando com toda a honra e respeito. Recebamos os que a nós aportarem com carinho, mas com firmeza, dando-lhes o apoio de que necessitarem, a todos recebendo de igual maneira e a todos dando o mesmo tratamento, defendendo a igualdade de princípios norteadores, nunca acoando ninguém mas sim aconchegando-os no nosso seio, para que possam sentir a diferença.

Que este pilar se torne pois cada vez mais forte e seja o primeiro de muitos outros que a seguir, estamos certos, virão.

Entre nós militantes, principais responsáveis pelo bom andamento dos trabalhos, que a verdade seja sempre dita com o intuito de os melhorar cada vez mais, que nos tratemos a todos com respeito e sem melindres, tendo em conta que quando algo for observado, deverá ser estudado com carinho, a fim de se tirar sempre o melhor proveito, a bem de uma causa tão nobre como sói ser o "Racionalismo Cristão".

Que a verdade e o amor fraternal sempre imperem entre nós, vencendo todas as barreiras, permitindo sempre uma perfeita sintonia com o "Astral Superior".

Corroios, 24 de Maio de 2004
Aida Almeida Lopes da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Lisboa, 18 de Maio de 2003

Exmo. Senhor
Tomé Cipriano Barreto Monteiro
Presidente do Centro Redentor Filial de Santiago
Cidade da Praia
Ilha de Santiago / CABO VERDE

Estimado Companheiro e Amigo,

Mais um ano que passa, e, como a ele temos que adicionar os 24 já decorridos, perfaz o número 25 que é sempre uma data digna de comemoração especial. Não é sempre que se tem a felicidade de comemorar um quarto de século. Este, ainda para mais, com um sabor especial, pois começou num século e terminou num outro que ainda há pouco começou e, tanto o final do que acabou como o início deste que ora começou, foram bastante conturbados.

Embora tenhamos a noção exata de que quando nos entregamos a algo tão Superior como é a nossa querida Doutrina Racionalista Cristã, o tempo passa rapidamente, pois se torna pouco para fazermos tudo o que nos propomos levar a cabo, sempre temos algo mais que desejamos ver feito.

Daí, o não sentirmos o tempo passar, embora ele tenha sido muitas vezes penoso, pelas contingências a que estivemos sujeitos quando o nosso ideal, embora tão nobre, foi tão difícil de levar a cabo.

Certo é que, embora tenham aparecido obstáculos, e, sabemos que não foram poucos, aí está um verdadeiro Monumento, pois não nos poderemos referir somente ao edifício mas também aquilo que o mesmo representa para todos os Racionalistas, e, principalmente, tendo em atenção que é mais um marco na estrada tortuosa que temos de seguir, rumo ao progresso espiritual neste mundo depurador que é o planeta Terra.

Sabemos que nada se consegue sem luta, e, para vencer há que enfrentar diversos obstáculos e nunca deixarmos que nos falte a coragem de seguir em frente.

Estamos, pois, cônscios que cada Casa que se abre aumenta o nosso Patrimônio, cada vez maior e mais necessário ao esclarecimento da Humanidade.

Felizes, pois, daqueles que, como nós, puderam assistir à implantação da Doutrina Racionalista Cristã numa terra que pouco nos prometia ir em frente, dado que seu povo tinha enraizado no seu âmago, valores completamente diferentes e suas mentes se recusavam a admitir a Vida Fora da Matéria.

Como nada acontece por acaso, também nós desconhecíamos a Doutrina e se tivéssemos ficado em Portugal, não a teríamos certamente conhecido da maneira que conhecemos. Por isso se tinha que dar nosso embarque para Cabo Verde, levando na bagagem conhecimentos diferentes mas que com o correr do tempo acabamos por vê-los modificados.

Foi assim connosco, e, terá sido com muitos mais elementos que hoje engrossam as fileiras de tão grande exército espalhado já, quase, por todo o mundo.

Certo é contudo, que na maior parte das Casas Racionalistas há sempre na vanguarda um ou mais cabo-verdianos.

Foi a vós que coube essa missão tão sublime de levar a todos os cantos do mundo a divulgação de tão belos ensinamentos que, sendo amplamente divulgados, terão o poder de, a um prazo mais ou menos longo, alertarem aqueles que ainda vivem na ignorância espiritual.

Se antigamente era necessário enveredar-se por esta Doutrina, no momento presente ela se torna mais necessária ainda. É tempo de mudança, pois cada vez acontecem mais confrontos armados, as doenças estão proliferando, os mares cada vez mais estão contaminados e o clima difere cada vez mais daquilo que era antes.

Felizmente que já há muitos jovens estudantes que se estão identificando com ela. Cabe-lhes a eles serem os arautos de uma nova época.

Assim sendo, temos ainda mais razão de nos regozijarmos com o vosso aniversário que traduz uma época difícil, de trabalho intenso, mas que produziu sementes que hão-de florescer e dar belos frutos.

Sentimos não podermos estar fisicamente presentes, mas podem estar certos de que nossos pensamentos estarão convosco durante os vossos trabalhos, irradiando pela continuidade de tão grandiosa obra que a todos nos abrange.

Aceitem, pois, Senhor Presidente, Esposa e todos os Militantes, nossas sinceras felicitações pelo dia 19 de Maio de 2003.

Saudações Racionalistas Cristãs.
Aida Almeida Lopes da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Lisboa, 16 de Maio de 2000

Exmo. Senhor
Presidente do Centro Redentor Filial da Achada de Santo António
Cidade da Praia
CABO VERDE

Senhor Presidente
Caros Companheiros de Doutrina,

Nesta altura tão importante para todos nós, dado que se aproxima o primeiro aniversário da elevação a Filial do nosso Correspondente do Centro Redentor da Achada de Santo António, não poderíamos deixar de vos dirigir algumas palavras, as quais muito gostaríamos de ter o grato prazer de dizê-las pessoalmente. Porém, nem sempre podemos estar, fisicamente, onde desejaríamos. Entretanto, e, permitindo-nos citar a máxima “QUERER É PODER” e, tendo plena consciência de que o pensamento vai onde queremos no exato momento que para nós se torna imprescindível, podemos com toda a certeza vos afirmar que estaremos presentes, comungando dos vossos pensamentos elevados e firmes no próximo dia 24 de Maio de 2000.

Para vós, tal como para nós, trata-se de uma data verdadeiramente especial, principalmente levando-nos a fazer uma retrospectiva de todo um trabalho de amor à Causa que tivemos a felicidade de abraçar.

Procuramos ultrapassar barreiras, por mais difíceis que se nos apresentassem. Erguemos, devagar mas com convicção e firmeza, um monumento que alicerçado em bases sólidas, estamos certos, jamais será derrubado, pois a sua missão é sublime e como tal terá de ficar para a posteridade.

As barreiras advindas de uma disciplina rígida, muitas vezes incompreendida, mas levada a cabo com força de vontade e respeito por todos aqueles que se propuseram seguir em frente, trilhando os caminhos da honra e do dever a cumprir, sem esmorecimentos, sem olhar a canseiras, pondo a Doutrina e primeiro lugar, acabaram por ser transpostas.

É encorajador ver como um grupo tão pequeno, e lutando durante tantos anos contra tamanhas adversidades conseguiu levar a bom termo a obra que neste momento é motivo de satisfação para todos, por poder prestar o seu contributo a uma causa tão nobre como é o esclarecimento da HUMANIDADE.

Sempre afirmamos não interessar a quantidade, mas sim a qualidade. Não se pretendeu magoar quem quer que fosse, nem tão pouco foi nossa intenção manter um grupo restrito, por mera vontade própria, mas o nosso objectivo foi sempre o mais nobre, de nos fazermos compreender, dando a todos e a cada um, de per si, a oportunidade de se avaliarem a si próprios, interrogando-se sobre o que deveriam escolher como meta de suas vidas, usando para tal o livre arbítrio comum a todos nós.

Qualquer ser de boa vontade e com boas intenções, deverá ser bem acolhido no seio de uma família racionalista. Porém, antes de tudo, terá que estudar muito, aprendendo a conhecer-se como força e matéria com humildade e pleno conhecimento de que por mais que estude nunca aprenderá tudo.

Cada vez que se lê sobre a Doutrina encontramos algo de novo que nos ajuda a melhor entender o porquê de ainda estarmos encarnados. Temos que ter consciência de que não é fácil aprender a ser modestos em todas as nossas ações, procurando passar a mensagem da Doutrina através do exemplo, das ações e atos praticados por aqueles que são realmente militantes.

Esperemos que neste novo Século, se faça mais luz em todos os espíritos encarnados, que as crianças da nova era sejam portadoras de novos ensinamentos, de mais coragem para enfrentarem a luta contínua pela vida, para que o Planeta Terra consiga tornar-se mais habitável, havendo maior compreensão entre os Povos. Esperemos igualmente uma melhor e mais justa distribuição de haveres, para que todo o ser vivente tenha direito a uma vida digna, para que cessem as guerras, dando lugar a uma paz duradoira que possa facilitar o estudo para um futuro promissor, tendo como base a “VIDA FORA DA MATÉRIA”, pois só assim poderemos alcançar a evolução tão desejada por aqueles que caminham com consciência rumo ao TODO, onde haverá uma só vontade, um só entendimento.

Assim, e, para terminar, queremos parabenizar-vos pelo próximo evento:

“PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DA FILIAL DO CENTRO REDENTOR DA ACHADA DE SANTO ANTÓNIO – PRAIA – CABO VERDE”.

E, elevando o nosso pensamento aos Fundadores do Racionalismo Cristão – Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz, ao Consolidador – António do Nascimento Cottas e ao Presidente Astral da vossa/nossa Filial, Renato Cardoso, apresentamos as nossas saudações espirituais, desejando um caminhar lento mas firme na senda do progresso espiritual.

Aida Almeida Lopes da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Cidade da Praia, 19 de Fevereiro de 1994

Senhor Presidente
do Centro Redentor Correspondente da Achada de Santo. António

CAROS COMPANHEIROS DE DOUTRINA

Com efeito, não poderíamos deixar de aqui expressar as nossas felicitações pelo culminar de todo um trabalho que se vem desenvolvendo já há muitos e longos anos.

O caminho por nós percorrido tem sido bem extenso e árduo e, como sempre, coberto de flores e espinhos.

Ora vertemos lágrimas de emoção e alegria, por algo de bom e estimulante, que durante esse tempo nos tenha acontecido;

Ora tivemos a sensação de tristeza muito profunda, pelas incompreensões que se nos depararam.

Contudo, foi com muita força, ânimo e coragem que conseguimos percorrer a estrada e sobrepor, ao longo dessa caminhada, todos os difíceis obstáculos.

Eis-nos agora no início de uma nova era!...

Que este dia, 19 de Fevereiro de 1994, data da oficialização da nossa Casa Racionalista, mais uma neste planeta que transitoriamente habitamos, seja um marco que assinale para a posteridade a nossa existência e que com os olhos nele não olhemos a sacrifícios para continuarmos lutando pela obra do nosso imortal Luiz de Mattos.

Que ele e outros espíritos que o souberam honrar e com ele trabalharam como o fizeram Luiz Alves Thomaz e António do Nascimento Cottas, para a consolidação da nossa Doutrina, nos acompanhem e nos saibam mostrar o caminho a seguir.

Às companheiras aqui presentes a quem, como mulher que sou, me dirijo, vai a minha palavra amiga, pedindo-vos alento e compreensão da vossa sensibilidade, para que dia após dia, mês após mês, ano após ano, possam cumprir com a vossa missão, principalmente nos trabalhos que se seguirão, pois todos sabemos que do desenvolvimento da mediunidade dependerá a futura concretização dos trabalhos desta Casa.

O Astral Superior espera muito de nós e a ele devemos dar tudo sem nada exigir em troca, pois podemos estar certas de que quem bem faz para si o está fazendo.

Consciencializemo-nos todas que o pouco faz muito e qualquer contribuição, por mais pequena que seja, fará pender a balança para o seu lado mais positivo.

Mãos à obra e façamos com carinho e muito amor a obra que vamos continuar.

Saudações espirituais.
Aida Almeida Lopes da Luz
Benefícios estes que sentem na saúde, na forma de enfrentarem as vicissitudes da vida, na coragem que obtêm e que se torna numa couraça contra os embates e atropelos que, dia a dia, parecem querer tolher-lhes os passos.

Por tudo que relatamos, a chamamos, carinhosamente, de nossa “Pequenina/Grande Casa”.